Saúde

Samu nas Escolas leva noções de primeiros socorros a alunos de escola em Maceió

Escola Estadual Ovídio Edgar de Albuquerque conta com 565 alunos dos Ensinos Fundamental e Médio

Por 7Segundos com Assessoria 08/04/2024 14h02 - Atualizado em 08/04/2024 15h03
Samu nas Escolas leva noções de primeiros socorros a alunos de escola em Maceió
A ação beneficiou 565 alunos dos Ensinos Fundamental e Médio da unidade escolar - Foto: Ascom Sesau

O Projeto Samu nas Escolas realizou mais uma ação. Desta vez, o programa contemplou os alunos da Escola Estadual Ovídio Edgar de Albuquerque, localizada no bairro Tabuleiro do Martins, em Maceió. O objetivo do projeto é conscientizar crianças e adolescentes sobre os malefícios dos trotes para o número 192, além de apresentar noções básicas sobre primeiros socorros.

Para a diretora adjunta da Escola Estadual Ovídio Edgar de Albuquerque, Diana Araújo de Freitas, o Samu nas Escolas complementa uma das disciplinas que a unidade oferece aos alunos, referente à formação da discussão sobre cidadania. "Por meio dela, os estudantes são orientados sobre a importância de cuidar do outro e de si mesmo, por isso a importância da iniciativa, que nos deixou bastante felizes", destacou.

De acordo com a supervisora da Central Maceió do Samu, enfermeira Beatriz Santana, o Samu nas Escolas tem contribuído, efetivamente, para reduzir o índice de trotes que ocorrem diariamente, principalmente por crianças e adolescentes. "O projeto, também assegura noções básicas sobre primeiros socorros, o que contribui para salvar mais vidas", salientou.

A Escola Estadual Ovídio Edgar de Albuquerque conta com 565 alunos dos Ensinos Fundamental e Médio. E entre eles está Laís Clara Gomes, de 17 anos, que cursa o 2º ano do Ensino Médio. “Aprendi muito com o Samu nas Escolas, principalmente sobre desmaio e choque elétrico. O mais importante é não ficar nervosa e ligar para o 192, quando acontece um acidente”, disse a aluna

Agenda

Qualquer escola, seja pública ou privada, pode ser contemplada com o Projeto Samu nas Escolas. Para isso, é necessário agendar o dia da ação. O Serviço Social irá definir o dia e hora de cada unidade escolar.

Para que a escola possa ser contemplada é necessário entrar em contato pelo e-mail [email protected] e agendar com as assistentes sociais Maria Liege Batista Araújo ou Maria Goretti Bastos, enviando um ofício e solicitando a participação. No ofício é necessário informar a idade dos alunos, o nome completo da escola e se é de ensino fundamental ou médio.

O Projeto Samu nas Escolas ocorre todas as sextas-feiras, nos dois horários - das 8h às 9h30 e das 14h às 15h30. Além de aprender sobre questões como trote e primeiros socorros, no final do evento, os alunos têm a oportunidade de conhecer o funcionamento de uma ambulância.

O projeto

O Samu nas Escolas foi criado em 2014 e representa um projeto de extensão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ele tem contribuído, efetivamente, para a redução dos trotes realizados, principalmente por crianças e adolescentes.

No segundo semestre deste ano, o projeto faz dez anos de existência e, no início, os trotes representavam cerca de 60% das ligações recebidas. Atualmente, giram em torno de 35% das ligações, índice que ainda continua alto, conforme especialistas, mas que já demonstram uma grande redução de casos.