Meio ambiente

IMA instala bóias de sinalização na Piscina do Amor, na enseada de Pajuçara

Demarcação da área auxilia nas ações de fiscalização, uma vez que as boias facilitam a identificação da área de exclusão

Por 7Segundos com Assessoria 09/04/2024 14h02 - Atualizado em 09/04/2024 14h02
IMA instala bóias de sinalização na Piscina do Amor, na enseada de Pajuçara
Sinalização já havia sido executada no passado, mas alguns fenômenos naturais e até o furto do material prejudicaram a ação - Foto: Ascom IMA-AL

Técnicos do Gerenciamento Costeiro (Gerco) do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA-AL) instalaram seis bóias sinalizadoras na Piscina do Amor, localizada na enseada da praia da Pajuçara, nessa segunda-feira (8). A instalação tem o objetivo de demarcar uma área de exclusão de pesca e atividades turísticas, possibilitando ao IMA e outros órgãos de fiscalização a visualização do local.

A Piscina do Amor, conhecida por sua beleza natural, é uma zona de exclusão conforme a resolução nº 97/2015 do Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram). A área de proteção foi criada com o objetivo de preservar as espécies locais. A demarcação auxilia nas ações de fiscalização, uma vez que as bóias facilitam a identificação da área de exclusão.

De acordo com Juliano Fritscher, consultor ambiental do IMA, a sinalização já havia sido executada no passado, mas alguns fenômenos naturais e até o furto do material prejudicaram a ação. Segundo o consultor ambiental, alguns banhistas ainda tentam acessar o local.

“Ocasionalmente são encontradas pessoas em pranchas e caiaques. Sendo mais comum encontrar pescadores em embarcações ou praticando caça submarina. A colônia de pesca apoia a área de exclusão, e em todas as as ações de comunicação do IMA com a colônia é reforçada a impossibilidade de acessar a área de exclusão”, explica Juliano.

Em caso de descumprimento das determinações, a população pode auxiliar a fiscalização por meio do aplicativo IMA Denuncie e pelo contato (82) 98833.9407.