Justiça

MP e órgãos realizam audiências para avaliar situação de crianças em abrigos da capital

As primeiras sessões ocorreram no Lar de Amparo à Criança para Adoção (LACA)

Por 7Segundos com Assessoria 10/04/2024 11h11 - Atualizado em 10/04/2024 12h12
MP e órgãos realizam audiências para avaliar situação de crianças em abrigos da capital
As crianças acolhidas perante decisão judicial geralmente são vítimas de negligência, violência ou os pais são dependentes químicos - Foto: Divulgação/MP

O Ministério Público de Alagoas, o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) e a Defensoria Pública do Estado (DPE) estão fazendo audiências para a apresentação de novos relatórios para analisar a manutenção de meninos e meninas em unidade de acolhimento. 

O objetivo é decidir sobre a manutenção dos mesmos nas instituições ou, por entendimento judicial, colocá-las na fila para adoção.

As primeiras sessões ocorrem no Lar de Amparo à Criança para Adoção (LACA), localizada no bairro do Feitosa, em Maceió, e tiveram continuidade nessa terça-feira (9).

São momentos delicados com oitivas de pais, mães ou outros membros da família, com a explanação de psicólogos e assistentes sociais, informações repassadas pela direção dos abrigos para que seja adotada a medida viável e que melhor atenda às necessidades da criança.

"Todos os anos, entre março e maio, é escolhido o mês para que possamos reavaliar cada caso, sabermos se houve algum tipo de evolução, se os pais têm seguido as orientações porque isso conta positivamente no processo de pedido da guarda", explica o promotor de Justiça Gustavo Arns, da Infância e da Juventude.

As crianças acolhidas perante decisão judicial geralmente são vítimas de negligência, violência ou os pais são dependentes químicos.