Educação

Semana de integração aumenta expectativas para abertura de novas creches

Unidades começam a funcionar nos dias 15 e 30 deste mês

Por 7Segundos com Assessoria 10/04/2024 14h02 - Atualizado em 10/04/2024 14h02
Semana de integração aumenta expectativas para abertura  de novas creches
Seis unidades entrarão em funcionamento no dia 15 deste mês - Foto: Thony Nunes/Ascom Semed

Milhares de crianças da capital, seus pais e responsáveis e as equipes dos novos Centros Municipais de Educação Infantil – Rede Parceira (CMEIs-RP) do programa Gigantinhos, idealizado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), já estão contando os dias para a abertura oficial das unidades, que ocorrerá em duas datas: dias 15 e 30 de abril.

Inicialmente, 4.300 vagas de creche e pré-escola foram assim distribuídas: 1.350 no CMEI/RP Antares; 1.200 no CMEI/RP Santos Dumont; 680 no CMEI/RP Chã da Jaqueira; 500 no CNEC Poço; 450 no Tabuleiro do Martins; e 120 na Ponta da Terra. Os espaços começam a funcionar a partir do dia 15 de abril, nos bairros Santos Dumont, Chã da Jaqueira e Ponta da Terra. E a partir do dia 30 do mesmo mês, nos bairros Antares e Tabuleiro.

Lembrando que ainda este ano serão ofertadas 10 mil novas vagas de educação infantil em tempo integral, dobrando a oferta existente hoje na rede, a secretária municipal de Educação, Jó Pereira, destacou que ela e o prefeito JHC compartilham da mesma expectativa em torno do início das atividades nos primeiros CMEIs-RP.

“Há todo um trabalho acontecendo para que a unidades fiquem lindas, climatizadas, com equipes capacitadas e preparadas para receber com todo o carinho e responsabilidade os nossos gigantinhos, que são o futuro de Maceió, de Alagoas”, afirmou Jó, acrescentando que o Gigantinhos é um marco sem precedentes na história da educação na capital.

Oportunidades e formação digna


Nesta semana de integração, entre os dias 8 e 12 os pais e responsáveis puderam conhecer os espaços, tiraram dúvidas e receberam o fardamento das crianças. Nos corredores da unidade do CMEI Professora Maria Elizabete dos Santos, localizado no Santos Dumont, por exemplo, havia bastante fluxo de trabalhadores finalizando pequenos ajustes e reparos, merendeiros dando suporte no teste da alimentação, além de educadores e coordenadores pedagógicos organizando as 48 salas do espaço.

O local comporta um total de 1.200 crianças, de seis meses a seis anos de idade, e conta com berçários, cozinha, brinquedoteca, pátio externo, playground composto por escorregador, balanço e brinquedos pedagógicos, refeitório e painéis psicomotores. Ao todo, há 166 colaboradores, sendo 76 educadores (sinalizados com camisa de cor rosa), 76 auxiliares de sala (cor laranja), cozinheiros, auxiliares de cozinha, de limpeza, e coordenadores pedagógicos (cor verde).

A preparação para a abertura da unidade, na próxima segunda-feira (15), tem animado e criado altas expectativas entre os colaboradores e os familiares das crianças matriculadas. Taciane Queiroz, mãe da Lorena, de três anos, esteve no local para buscar o fardamento da filha, matriculada no CMEI do Tabuleiro do Martins, e contou sobre a alegria de saber que a pequena poderá se desenvolver em um ambiente seguro e lúdico.

"Todos estão felizes. Eu, como mãe, estou muito feliz. Esse projeto Gigantinhos vai dar a oportunidade para a gente trabalhar fora, deixando os nossos filhos seguros nessa estrutura, que ficou muito bonita, organizada, espaçosa. Estamos muito felizes. Recebemos também o fardamento novo, tão bonito, de boa qualidade, e isso só podia ser pela Prefeitura de Maceió", destacou Taciane, que abraçou a filha depois de ser entrevistada.

Júlio Cesar Pires, pai do Luis Otávio, de um ano, também matriculou o filho na unidade Tabuleiro e esteve no CMEI do Santos Dumont para buscar o fardamento. Ele contou que gostou da estrutura do projeto e que espera uma educação com uma formação digna para Luis.

"Espero que meu filho possa ter uma educação com uma formação digna. Receber o fardamento também foi uma felicidade porque a criança já vai munida com seu uniforme e não teremos a preocupação de ter que comprar todo esse material. A estrutura é muito boa, espero que ela atenda a expectativa de todos os pais e que os profissionais daqui tenham a consciência de cuidarem dessas crianças como se fossem filhos deles", completou Júlio Cesar.

Apaixonados


A diretora do CMEI do Santos Dumont, Bárbara Nogueira, afirmou que as expectativas são as melhores, tanto por parte dos colaboradores quanto da comunidade. Segundo ela, profissionais capacitados já estão se reunindo com os pais para criar uma rotina pedagógica das crianças. “Estou extremamente apaixonada pela unidade. Em nome da comunidade eu agradeço ao prefeito JHC por esse investimento maravilhoso", celebrou, relatando ainda a emoção que os pais sentiram ao visitar o espaço.

"Podemos ressaltar o relato dos pais que, conforme foram fazendo a matrícula, ficaram apaixonados com o ambiente tão aconchegante e acolhedor para cada criança. Falo por mim, como gestora, que é uma missão linda por lecionar a ludicidade. As crianças precisam de acolhimento, de um abraço", concluiu.

Já o CMEI-RP da Chã da Jaqueira comporta um total de 680 crianças e conta com 16 salas, refeitório, playground com brinquedos, área aberta e pátio. Há também 84 colaboradores, entre eles educadores, equipe de apoio e cozinheiros.

"Iniciamos o acolhimento com todas as famílias e a partir de segunda estamos esperando as crianças. Essa semana estamos terminando de ajustar as estruturas e nos adaptando. Esperamos atender a todas as famílias dessa comunidade. Já na matrícula vi mães super emocionadas em receber uma estrutura como essa. Estamos bem animados", afirmou Morgana Farias, diretora da unidade.

Aprender brincando


O CMEI Professora Cleide Gomes Cordeiro da Silva, na Ponta da Terra, tem 20 salas e irá atender em média 130 crianças de até cinco anos, em tempo integral. “Elas vão brincar e aprender. A proposta de ensino é lúdica, aprender brincando”, contou a diretora Érica Silva.

Segundo ela, as famílias que já conheceram a unidade deixaram o local surpresas e emocionadas, extremamente satisfeitas e felizes com o que está sendo ofertado em termos de estrutura, uniforme e equipe: “A expectativa é que a acolhida seja muito boa, que as crianças cresçam felizes e independentes. A estrutura está fantástica, e está muito melhor que qualquer escola que temos na cidade. Tudo climatizado, tudo perfeito e com profissionais muito capacitados”.

Raíssa Machado, mãe de Giovana, cinco anos, esteve no CMEI onde a filha está matriculada para conhecer o espaço e saiu de lá emocionada e agradecida a JHC e a secretária Jó Pereira pela oferta do novo espaço.

“Giovana é uma criança especial, tive um pouco de medo, mas fiquei encantada com tudo que vi aqui e com tudo que o prefeito vem fazendo para a comunidade. Estou sem palavras e muito tranquila de deixar minha filha aqui. Só uma mãe atípica sabe o quanto é difícil deixar a filha longe dos nossos olhos, mas ela está aqui e me senti segura, acolhida, abraçada. Esse programa (Gigantinhos) tem sido super especial”, comemorou Raíssa.

Considerado o maior programa da história de Alagoas para a Educação Infantil e com investimento de mais de R$165 milhões, o Gigantinhos está ofertando 10 mil novas vagas para as famílias de inúmeros bairros, entre eles Antares, Chã de Jaqueira, Tabuleiro, Santos Dumont, Ponta da Terra, Centro/Vale do Reginaldo, Trapiche, Clima Bom, Village, Santa Lúcia, Benedito Bentes, Jacintinho e Vergel.