Saúde

Morre idoso com câncer na cabeça que sofreu queimaduras durante cirurgia

Paciente estava em cuidados paliativos devido ao estado avançado da doença

Por 7Segundos com Assessoria 11/04/2024 14h02 - Atualizado em 11/04/2024 15h03
Morre idoso com câncer na cabeça que sofreu queimaduras durante cirurgia
Hospital Geral do Estado - Foto: Reprodução

O idoso C.H.S., de 78 anos, faleceu na última quarta-feira (10) no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. Ele estava com câncer e sofreu queimaduras de 2º e 3º graus no dia 27 de março em um acidente ocorrido durante procedimento cirúrgico. Depois de receber assistência multidisciplinar especializada, ele evoluiu para óbito após um quadro de infecção generalizada.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) instaurou uma sindicância para apurar as circunstâncias. A Sesau ressalta que, no mesmo dia do acidente, a equipe envolvida no caso foi afastada, além de ter sido solicitada uma perícia no local, que foi realizada pela Polícia Científica. Paralelamente, a Polícia Civil instaurou inquérito para investigar o caso, cujo resultado deve ser apresentado dentro de 30 dias, caso não seja solicitada prorrogação.

"Lamentamos o ocorrido no HGE e prestamos nossas condolências aos familiares do paciente, mas ressaltamos que todas as medidas administrativas para elucidar o caso já vêm sendo adotadas desde o dia do ocorrido. Ressaltamos que, caso se comprove que houve erro e negligência, as medidas cabíveis serão adotadas, assegurando a ampla defesa e o contraditório, porque nosso objetivo é atender com eficiência, agilidade, humanização a todos os usuários que procuram o HGE", ressaltou o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda.

Entenda


No dia 27 de março deste ano o paciente C.H.S., de 78 anos, foi admitido no HGE, proveniente do município de Flexeiras, acometido por câncer que atingiu o olho direito, com infecção parasitária por larvas no ferimento ocasionado pela doença. O idoso foi atendido inicialmente pelo cirurgião bucomaxilofacial, que realizou prescrição clínica, solicitou tomografia de crânio, área dos olhos, e cuidados da oftalmologia, que, após os exames, detectou que ele já se encontrava sem globo ocular pela evolução do caso.

Diante da situação clínica apresentada, C.H.S. foi encaminhado para continuidade do tratamento por cirurgião de cabeça e pescoço, que indicou a cirurgião. Durante a realização do procedimento no centro cirúrgico do HGE houve um acidente com a combustão resultante do uso do éter para retirada das larvas, seguido de utilização bisturi elétrico, levando a queimaduras de 2º e 3º graus entre rosto, braços e tronco.

Imediatamente o paciente foi acolhido pela cirurgia plástica e submetido à cirurgia de limpeza da área com o ferimento, assim como coleta de biópsias. Desde o acontecido no centro cirúrgico, o paciente ficou internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), recebendo tratamento clínico com antibióticos.

A Sesau ressalta ainda, que os familiares foram acompanhados durante todo o período por assistentes sociais e psicólogos que ofertaram todo o suporte necessário.