Maceió

Prefeitura recolheu mais de 2600 toneladas de lixo na praia nos últimos três meses

A Autarquia de Limpeza Urbana mantém agentes de limpeza fixos atuando em três turnos nos cuidados à região

Por 7Segundos com Assessoria 15/04/2024 10h10 - Atualizado em 15/04/2024 11h11
Prefeitura recolheu mais de 2600 toneladas de lixo na praia nos últimos três meses
População ignora as papeleiras e joga o lixo nos passeios e nas areias das praias - Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió

Somente nos três primeiros meses deste ano, mais de 2.600 toneladas de lixo foram recolhidos nas praias da capital. Por isso, a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (ALURB) mantém equipes fixas na região a fim de preservar o espaço público e o meio ambiente.

São mais de 70 agentes de limpeza atuando na faixa de areia da praia e no calçadão, durante três turnos, coletando, principalmente, materiais como garrafas PET, embalagens de isopor, plásticos e resíduos orgânicos deixados pelos frequentadores da área. Estes itens poderiam ser facilmente descartados nas mais de 100 papeleiras instaladas por toda extensão da orla.

Moacir Teófilo, diretor-presidente da ALURB, explica que manter a orla limpa e organizada é dever do poder público, mas o cidadão deve participar.

"Infelizmente ainda é muito comum encontrar resíduos diversos descartados de forma irregular. A ALURB oferta opções para o despejo correto, como as papeleiras da orla, mas não são todos que aderem as práticas positivas, como adotar uma sacolinha para levar consigo o lixo gerado", disse.

Nova tecnologia

Além do recolhimento comum, a Prefeitura iniciou, no começo de abril, a operação da Máquina Saneadora de Praia Rebocável, um equipamento que fica acoplado em um trator e remove pequenos contaminantes, como cigarros, tampas de garrafa e vidros quebrados, que acabam escapando do processo de limpeza diária. Esta máquina penetra até 30 centímetros abaixo do solo para recolher os resíduos e separá-los através de peneiramento. Seu funcionamento está programado para o fim da tarde, quando a faixa de areia está mais vazia.

Outro local que recebe grande atenção do órgão, principalmente no período chuvoso, que se iniciou agora em abril, é a foz do Riacho Salgadinho, que fica na Praia da Avenida, em Jaraguá. Somente no mesmo período do ano passado, as equipes de limpeza recolheram cerca de 3 mil toneladas de lixo, com a ajuda de tratores e caçambas, provenientes do descarte irregular em diversos pontos da cidade.

"Nós não estamos medindo esforços para manter a limpeza das praias, visando dar conforto e bem-estar para quem visita a região. Estamos atuando diariamente, em diversos pontos, evitando que o meio ambiente seja afetado pela falta de consciência ambiental de algumas pessoas", completou o diretor-presidente.