Educação

Servidores do Ifal realizarão manifestação de greve nesta quarta-feira (17)

Ato tem como principal reividicação o retorno das aposentadorias e pensões do Instituto Federal de Alagoas que foram transferidas para o INSS

Por 7Segundos, com Assessoria 16/04/2024 13h01
Servidores do Ifal realizarão manifestação de greve nesta quarta-feira (17)
Desde fevereiro de 2022, as aposentadorias e pensões do Instituto Federal de Alagoas foram transferidas para o INSS - Foto: Sintietfal

Servidores e estudantes do Instituto Federal de AlagoasI (fal) promoverão uma manifestação de greve na próxima quarta-feira (17). Ação terá início as 15h, e deve seguir o trageto da sede do Sindicato dos/as Servidores/as do Ifal (Sintietfal) até o escritório estadual do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), localizado na Praça Dom Pedro II, Centro de Maceió.

O ato faz parte da agenda de mobilização do movimento grevista. Anny Barros, secretária do Sintietfal, falou sobre a necessidade de conversar com a sociedade sobre as demandas reivindicadas pelos servidores da educação durante a greve.

“Definimos em nossa última Assembleia a realização de um grande ato para dialogar com a população sobre a nossa greve e, ao mesmo tempo, ir à sede local do MGI exigir o imediato retorno das aposentadorias e pensões para o Ifal”, declarou Anny.

Desde fevereiro de 2022, as aposentadorias e pensões do Instituto Federal de Alagoas foram transferidas para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O retorno delas para o Ifal será o tema principal da manifestação.

“Isso tem causado muito prejuízo para nós. Na verdade, não estamos nem no Ifal, nem no INSS. A gente busca auxílio no Ifal, mas não tem o suficiente. Procuramos o INSS, mas não identificam nosso CPF”, afirmou Angela Baraldi, professora aposentada do Ifal, evidenciando alguns dos problemas enfrentados desde a transferência das aposentadorias e pensões.

As demais reivindicações da greve da Rede Federal de Educação como reestruturação das carreiras dos servidores, recomposição salarial e orçamentária, revogação do Novo Ensino Médio e de medidas contrárias ao serviço público - também serão parte da manifestação.

Trajeto


O início da passeata será na sede do Sintietfal, localizada na R. França Morel, 136. O trajeto seguirá pela R. Barão de Atalaia e pela ladeira da Rua do Sol, chegando até a Praça Dom Pedro II, onde fica o escritório estadual do MGI.