Saúde

JHC inaugura Casa de Passagem São Vicente de Paulo II, no Benedito Bentes

Abrigo funciona 24h por dia e tem capacidade para receber até 50 pessoas em situação de rua

Por 7Segundos com Assessoria 16/04/2024 15h03 - Atualizado em 16/04/2024 15h03
JHC inaugura Casa de Passagem São Vicente de Paulo II, no Benedito Bentes
JHC inaugura Casa de Passagem São Vicente de Paulo II, - Foto: Itawi Albuquerque

O prefeito JHC inaugurou, nesta terça-feira (16), a Casa de Passagem São Vicente de Paulo II, no Benedito Bentes. A unidade tem capacidade para atender até 50 pessoas em situação de rua. JHC destacou a importância do acolhimento e os esforços da Prefeitura de Maceió em oferecer assistência integral a esse público.

"É um acolhimento para esses moradores, para essas pessoas que vivem em situação de rua. A gente está muito feliz de abrir este abrigo aqui na parte alta de Maceió, no Benedito Bentes. Nós temos 16 mulheres, 34 homens e, aqui no abrigo, eles podem tomar um banho com dignidade, têm a sua alimentação, eles têm momentos que toda a equipe conversa, fazem rodas de conversa, usam todas as técnicas necessárias para poderem acolher essas pessoas”, acrescentou.

JHC também reforçou o papel fundamental das emendas cidadãs, que são as sugestões da população para a realização de projetos sociais. "É importante também destacar que foi através de uma emenda cidadã que garantimos os recursos para a instalação dessa casa”, disse. De 2021 a 2024, a expectativa é que sejam investidos R$ 50 milhões neste modelo.

A Casa de Passagem funciona 24 horas por dia, oferecendo abrigo, alimentação e encaminhamentos para serviços como retirada de documentos e agendamento de consultas médicas. O espaço também proporciona apoio psicológico, social e afetivo, visando melhorar a qualidade de vida dos acolhidos.

De acordo com Fernando Davino, secretário municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes), os abrigos são muito importantes para que a população tenha uma melhor qualidade de vida. “No abrigo eles terão muito mais qualidade de vida. Terão de volta os direitos que, muitos, já haviam perdido. Todos aqui são muito bem-vindos e bem cuidados”, assegurou.

José Noel, de 43 anos, um dos acolhidos no abrigo, expressou sua gratidão pela oportunidade de recomeço proporcionada pelo serviço.

“Esse abrigo veio na hora certa, desde que a minha esposa morreu, eu fiquei sozinho e na rua. Eu fiquei sabendo há pouco tempo da existência da Casa de Passagem e estou muito feliz e grato ao prefeito JHC e a todos que contribuíram para que hoje eu tenha um lugar seguro para ficar”, disse o abrigado.

A Casa de Ranquines São Vicente de Paulo II é um serviço de acolhimento institucional parceiro da Prefeitura de Maceió, que conta com um investimento mensal de R$ 128 mil por mês.