Saúde

Sesau promove capacitação sobre toxoplasmose gestacional e congênita

Iniciativa reuniu profissionais de saúde no auditório da Uninassau em Maceió

Por 7segundos com assessoria 17/04/2024 12h12
Sesau promove capacitação sobre toxoplasmose gestacional e congênita
Supervisora de Atenção à Saúde da Criança, Diolyne Barros - Foto: Reprodução Sesau

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) promoveu, nessa terça-feira (16), uma capacitação sobre toxoplasmose gestacional e congênita. O evento, realizado no auditório do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), no bairro do Farol, em Maceió, foi destinado aos médicos, enfermeiros, coordenadores de Atenção Básica e farmacêuticos que atuam na I e II Macrorregiões de Saúde de Alagoas.

A iniciativa teve como meta ampliar o conhecimento dos profissionais e gestores sobre o diagnóstico e o tratamento da toxoplasmose gestacional e congênita. Isso porque, a doença é infecciosa e tem como agente causador o parasita Toxoplasma gondii, que pode afetar humanos e outros animais.

Transmitida principalmente através da ingestão de alimentos ou água contaminados com fezes de gatos infectados, bem como, pelo consumo de carne crua ou mal cozida, a doença pode causar graves sequelas nos bebês. Isso porque, ela pode ser transmitida de forma vertical da mãe para o feto durante a gravidez.

“Em casos de infecção durante a gravidez, a doença pode resultar em complicações graves para o feto, incluindo aborto espontâneo, parto prematuro, malformações congênitas e danos neurológicos”, explicou a supervisora Atenção à Saúde da Criança, Diolyne Barros.

Ela salientou a importância do acompanhamento da mulher durante a gestação com consultas e exames pré-natais para a segurança e saúde da gestante e do bebê. “A gestão estadual de saúde atua na capacitação e apoio técnico à Atenção Primária, além de manter unidades de referência como o Hospital da Mulher, visando assegurar que as alagoanas tenham acesso a um atendimento completo e humanizado”, reforço