Saúde

Equipe de Fonoaudiologia da Uncisal ministra palestra para alunos do Curso de Formação de Oficiais

O objetivo foi repassar orientações aos profissionais que visam ao uso adequado da voz e minimização dos efeitos negativos relacionados à saúde vocal

Por 7Segundos com Assessoria 17/04/2024 15h03
Equipe de Fonoaudiologia da Uncisal ministra palestra para alunos do Curso de Formação de Oficiais
O objetivo foi repassar orientações aos profissionais que visam ao uso adequado da voz e minimização dos efeitos negativos relacionados à saúde vocal. - Foto: Assessoria

Na manhã deste 16 de abril, data em que se comemora o Dia Mundial da Voz, uma equipe do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) esteve na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM), para ministrar uma palestra voltada aos alunos do Curso de Formação de Oficiais da PM alagoana (CFO/PMAL). O objetivo foi repassar orientações aos profissionais que visam ao uso adequado da voz e minimização dos efeitos negativos relacionados à saúde vocal.

A equipe, coordenada pela fonoaudióloga e professora Gabriela Sóstenes e composta pelos estudantes João Castro, Claudiane Soares e Adrian Felipe, inicialmente traçou um perfil a partir de informações apresentadas pela turma sobre as principais demandas relacionada ao tema, como a importância da entonação da voz de comando. Em seguida, foram repassadas aos alunos algumas técnicas de higiene vocal e respiração, bem como foi trabalhada a relação de aspectos como alimentação, hidratação e sono com a saúde vocal.

De acordo com o estudante João Castro, estagiário do último ano do curso de Fonoaudiologia e que atuou como um dos instrutores, a voz é um dos instrumentos importantes do trabalho desenvolvido pela Corporação. “A projeção da voz firme funciona como uma estratégia para conferir segurança, confiança e credibilidade ao trabalho policial. É através dela, sobretudo, que é possível estabelecer uma comunicação eficiente, tanto entre os policiais, quanto com a sociedade”, frisou.

Para o cadete Erivaldo Neto, a palestra e as técnicas repassadas servirão para melhorar a qualidade de vida em geral, com atenção especial para a saúde vocal da turma. "Durante a nossa formação estamos sempre precisando exercer a voz de comando e as técnicas que aprendemos hoje irão auxiliar bastante para uma melhora significativa", destacou o cadete.