Serviços

Mais de 1,8 mil eleitores foram atendidos no último dia do cadastro eleitoral

Eleitor que não regularizou título pode pedir certidão circunstanciada

Por 7Segundos, com assessoria 09/05/2024 16h04 - Atualizado em 09/05/2024 16h04
Mais de 1,8 mil eleitores foram atendidos no último dia do cadastro eleitoral
Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) - Foto: Arquivo/TRE

A última quarta-feira (8) marcou o fechamento do cadastro eleitoral (previsto na Lei nº 9.504/1997 – Lei das Eleições) que marca a data limite para que nenhum requerimento de inscrição eleitoral ou de transferência de domicílio seja recebido nos 150 dias anteriores à data da votação. Só em Maceió, 1885 eleitores deixaram pro último dia e foram atendidos na Central de Atendimento do Fórum Eleitoral, no ônibus itinerante e nas Centrais Já do Maceió Shopping e do Benedito Bentes.

“Mais uma vez, os eleitores alagoanos deixaram para procurar os serviços da Justiça Eleitoral na reta final do atendimento, o que gerou filas e muita espera. Nós aumentamos bastante a quantidade de servidores e melhoramos a estrutura física para recepcionar todas as pessoas e, certamente, podemos comemorar o número de atendimentos para um único dia”, afirmou o coordenador do Atendimento ao Eleitor de Maceió, Yuri Souza.

Quem não se regularizou e está com o título cancelado, pode solicitar uma certidão circunstanciada nos cartórios eleitorais para evitar a perda de direitos.

A certidão circunstanciada é um documento que atesta a impossibilidade do eleitor regularizar sua situação devido ao fechamento do cadastro, que aconteceu 150 dias antes do primeiro turno da eleição municipal. Sem estar regularizado com a Justiça Eleitoral, a pessoa pode ficar impedido de emitir o passaporte, ingressar em universidades ou em cargos públicos e até de solicitar empréstimos em bancos públicos.