Meio ambiente

Relatório do IMA identifica 16 trechos impróprios para banho em Alagoas

Amostras foram coletadas nos dias 5 e 6 deste mês, abrangendo desde Pontal do Peba até Maragogi

Por Lane Gois* 10/05/2024 17h05 - Atualizado em 10/05/2024 18h06
Relatório do IMA identifica 16 trechos impróprios para banho em Alagoas
Praia do Pontal do Peba - Foto: Reprodução/Praias de Maceió

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Alagoas divulgou um relatório de balneabilidade, nesta sexta-feira (10), das praias do estado, revelando que 50 trechos são considerados próprios e 16 estão impróprios para banho de mar.

As amostras foram coletadas nos dias 5 e 6 deste mês, abrangendo desde Pontal do Peba até Maragogi. Durante os dias de coleta, o litoral alagoano foi afetado por chuvas.

Destaca-se que o litoral sul apresenta o menor número de trechos inadequados para banho, com apenas três áreas impróprias entre as 23 avaliadas. Assim, mesmo com as chuvas, 87% das praias estão liberadas para os banhistas.

Em Maceió, das 20 localidades analisadas, apenas 55% foram consideradas limpas. O boletim indica que nove pontos não estão em conformidade com as normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e devem ser evitados, representando 45% dos trechos avaliados.

No litoral norte, quatro áreas, localizadas em Barra de Camaragibe e Maragogi, têm a qualidade da água comprometida.

O relatório de balneabilidade avalia a presença de coliformes termotolerantes nas águas dos rios e mares, seguindo as normas do Conama. Os resultados são válidos por uma semana.

O IMA recomenda que os banhistas evitem áreas diretamente afetadas por floração de algas, especialmente entre as praias da Avenida e Sobral.

Segue a lista dos pontos próprios e impróprios: 

*Estagiário sob supervisão da redação*