Geral

Temer promete aumentar Bolsa Família ‘muito proximamente’

Em evento em SP, presidente afirmou que não pretende acabar com programa social, mas defende 'evolução' até que ele não seja mais necessário

Por Veja 15/03/2018 07h07
Temer promete aumentar Bolsa Família ‘muito proximamente’
Lista divulgada pelo MDSA inclui beneficiários do Bolsa Família, BPC, Tarifa Social de Energia Elétrica e Bolsa Verde no Estado - Foto: Ilustração

O presidente Michel Temer afirmou nesta quarta-feira (14) que não pretende acabar com o Bolsa Família e que o programa deve receber aumento em breve. Temer fez a declaração durante sua participação na abertura do Fórum Econômico Mundial para a América Latina, que ocorre em São Paulo até esta quinta.

“Eu não estou pregando isso [a eliminação do Bolsa Família], estou pregando a manutenção, que aliás, ganhou um aumento no início do meu governo e deverá muito proximamente ganhar um novo aumento. Então, estamos pregando que haja uma evolução no tópico da responsabilidade social”, esclareceu Temer.

Em seu discurso de apresentação, Temer admitiu que a pobreza extrema é um dos desafios do país e explicou que o objetivo de seu governo é evitar que programas assistencialistas ainda estejam em pauta nos próximos anos. Pra isso, ele defende uma “evolução” até sua possível eliminação a longo prazo.

“Nós precisamos progredir e, por isso, lançamos muito recentemente um programa chamado Progredir, que é para dar emprego aos filhos daqueles desfrutantes do Bolsa Família. Porque, ao longo do tempo esse pessoal vai se incluindo na sociedade e ao longo do tempo, digo eu, quem sabe, possamos eliminar essa questão do Bolsa Família”, declarou.

Temer também foi questionado sobre a Reforma da Previdência. O presidente reafirmou que pode tentar retomar a tramitação da emenda constitucional que altera as regras de acesso à aposentadoria no Congresso Nacional ainda no segundo semestre deste ano, talvez em setembro ou outubro, quando pretende acabar com a intervenção federal na segurança do Rio de Janeiro.