Saúde

Porto Calvo prepara mutirão de vacinação contra a raiva neste sábado

Vários locais da cidade serão pontos de imunização

Por Assessoria 29/08/2018 15h03
Porto Calvo prepara mutirão de vacinação contra a raiva neste sábado
Vários locais de Porto Calvo serviram de ponto de apoio para vacinação - Foto: Assessoria

A Prefeitura de Porto Calvo prepara um grande mutirão para vacinar milhares de cães e gatos no histórico município da região Norte de Alagoas. O Dia D de imunização contra a raiva ocorre neste sábado (1º) e vários locais da cidade servirão como ponto de vacinação para os animais.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que os profissionais da pasta estarão das 8h às 17h vacinando gatos e cachorros contra a raiva nos seguintes locais: Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria da Penha, UBS Varadouro, UBS´s Alecrim I e II, Escola Municipal Manoel Ferreira de Barros, Escola Municipal de Canaã (Oscar Cunha), e na Praça Sagrada Família (Mangazala).

A coordenação de vigilância epidemiológica comunicou que a meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar cerca de 4 mil animais, entre felinos e cães. Após o Dia D, o governo municipal também vai disponibilizar a vacina nas UBS´s das zonas urbana e rural. A vacinação é gratuita e obrigatória para cães e gatos.

A raiva é uma doença transmissível, caracterizada pelo contágio direto, ou seja, através de mordida, arranhões ou lambeduras de cães e gatos ou outros mamíferos, como por exemplo, morcegos infectados. Todos os animais alvos da campanha com mais de três meses de vida devem receber a vacina. As exceções são para animais doentes (diarreia, secreção ocular ou nasal, convalescentes de cirurgia, ou outras enfermidades).