Geral

Moradores de comunidade de Japaratinga sofrem com falta d?água

Problema é recorrente no Alto da Jaqueira

Por Maurício Silva 03/01/2019 15h03
Moradores de comunidade de Japaratinga sofrem com falta d?água
Problema acontece na comunidade da Jaqueira, em Japaratinga - Foto: 7Segundos

Atualizado às 17h59

Os moradores da comunidade da Rua da Jaqueira, no turístico município de Japaratinga, na região Norte de Alagoas, reclamam da falta d′água. O problema em algumas residências acontece desde dezembro e a situação se agravou durante os feriados de Natal e Ano Novo.

A população reclama do problema e diz que a situação se agrava principalmente com o início do Verão e nos grandes feriados. Os moradores dizem que falta água até para tomar banho e fazer as utilidades do lar, como lavar pratos e roupas. Eles dizem ainda que o problema é recorrente na comunidade da região central da cidade.

A moradora Maria Cristina dos Santos disse que no Verão a situação é ainda pior. “Vivemos há tempo com esse problema de falta d′água aqui na Jaqueira, em especial as pessoas que moram na região mais alta. No Verão, quando a cidade fica cheia de turistas, a falta d′água é ainda maior”, contou.

Os moradores do Alto da Jaqueira ficam ainda mais revoltados com a situação quando as contas a pagar chega às residências e o liquido se torna coisa rara na comunidade. O problema é ainda maior nas residências onde há idosos e crianças.

O 7Segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e a empresa informou o seguinte: 

A deficiência no abastecimento dessa área de Japaratinga atinge somente 20 residências,  segundo levantamento feito pela Casal. Isso ocorre por duas razões: aumento do consumo por conta da grande quantidade de visitantes na cidade, o que tira a pressão da rede, afetando a chegada da água para o Alto da Jaqueira que, como o próprio nome diz, fica numa parte mais alta, e também a perda de vazão na bomba do poço que atende à localidade.  Sobre a perda de vazão,  técnicos da Companhia trabalham no conserto do equipamento e preveem que até a próxima segunda-feira (7) ele esteja recuperado. 

Por outro lado, a Companhia possui um projeto em andamento para a obra de perfuração de um novo poço para atender à cidade, o que vai melhorar o abastecimento do Alto da Jaqueira.