Geral

?Justiça conclui desocupação de fazenda em Porto de Pedras

Propriedade foi ocupada pelo Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST) há 14 anos, mas recentemente foi arrematada em leilão

Por 7Segundos, com Assessoria 16/01/2019 10h10
?Justiça conclui desocupação de fazenda em Porto de Pedras
Integrantes do MLST deixaram o local pacificamente - Foto: Assessoria

A 29ª Vara Cível de Maceió (Conflitos Agrários) concluiu, nesta quarta-feira (16), a desocupação da Fazenda Boa Esperança, localizada no município de Porto de Pedras, na região Norte de Alagoas. O cumprimento do mandado de imissão de posse foi iniciado nesta terça-feira (15), e ocorreu forma pacífica. A decisão é do juiz Pedro Jorge Melro Cavalcante.

De acordo com o oficial de justiça Robert Manso, que coordenou os trabalhos, a propriedade foi ocupada pelo Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST) há 14 anos, mas recentemente foi arrematada em um leilão. “Para viabilizar, o dono da fazenda disponibilizou caminhões e trabalhadores para ajudar na desocupação”, afirmou Robert Manso.

Militares do Centro de Gerenciamento de Crises, do Pelotão de Operações Especiais (Pelopes), do Batalhão de Operações Especiais e da Cavalaria da Polícia Militar deram suporte ao cumprimento da decisão judicial. Representantes das Secretarias de Assistência Social e Saúde do município estiveram no local, com o objetivo de orientar as famílias que deixavam a propriedade.

A imissão de posse (ato judicial que confere ao interessado a posse de determinado bem a quem faz jus e da qual está privado) no município de Porto de Pedras foi iniciado ontem. A Fazenda Engenho Boa Esperança foi arrematada em leilão por João Tenório Manso. Os acampados do MLST estavam ocupando a fazenda sob a liderança de Israel Amaro dos Santos. Eram dezenas de famílais sem terra que queriam usar a fazenda para a agricultura familiar.