Clima

Video mostra formação de pequeno tornado em município alagoano

Fenômeno meteorológico foi rápido, mas assustou quem presenciou a força do vento

Por 7Segundos 31/03/2019 09h09
Video mostra formação de pequeno tornado em município alagoano
Pequeno tornado em Passo do Camaragibe, assustou moradores - Foto: Reprodução vídeo

Durante este sábado (30) quase todas as regiões de Alagoas foram tomadas pela chuva. Em algumas localidades, o temporal foi mais forte, em outras com menos intensidade.  Em Passo do Camaragibe, localizada na Zona da Mata de Alagoas, as chuvas foram intensas, causando alagamentos em vários pontos da cidade. Mas o que chamou a atenção dos internautas durante o dia chuvoso, foi um vídeo que circulou na redes sociais de um pequeno tornado que se formou na Barra de Camaragibe. 

Na imagens nota-se que o céu está escuro e há uma formação de um imagem características dos tornados que é uma coluna de ar que toca a agua.

A imagem impressiona, mesmo com pouca velocidade, a coluna de ar levanta a água e passa tocando as embarcações que estão ancoradas.

O “pequeno tornado” se aproxima da margem da lagoa e a assusta os moradores que estão presenciando a formação do fenômeno meteorológico.

O rápido e pequeno tornado segue em direção a areia e para alívio de todos, se dissipa.

Tornados

Um tornado é um fenômeno meteorológico que se manifesta como uma coluna de ar que gira de forma violenta e potencialmente perigosa, estando em contato tanto com a superfície da Terra como com uma nuvem cumulonimbus ou, excepcionalmente, com a base de uma nuvem cumulus.[1] Sendo um dos fenômenos atmosféricos mais intensos que se conhece, os tornados se apresentam sob várias formas e tamanhos, mas geralmente possuem um formato cônico, cuja extremidade mais fina toca o solo e normalmente está rodeada por uma nuvem de e outras partículas. A maioria dos tornados conta com ventos que chegam a velocidades entre 65 e 180 quilômetros por hora, mede aproximadamente 75 metros de diâmetro e translada-se por vários metros, senão quilômetros, antes de desaparecer. Os mais extremos podem ter ventos com velocidades superiores a 480 km/h, medir até 1500 m de diâmetro e permanecer no solo, percorrendo mais de 100 km de distância.