Meio ambiente

Restaurante consegue licença ambiental e reabre em Japaratinga

Portas foram reabertas nesta sexta-feira no povoado Barreiras do Boqueirão

Por Maurício Silva 05/04/2019 14h02
Restaurante consegue licença ambiental e reabre em Japaratinga
Bicas Bar fica no povoado Barreiras do Boqueirão, em Japaratinga - Foto: Maurício Silva/ 7Segundos

O Bicas Bar Restaurante e Receptivos conseguiu a licença ambiental do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e reabriu as portas nesta sexta-feira (5), no município de Japaratinga, na região Norte de Alagoas. Porém, ainda há dois estabelecimentos fechados no povoado Barreiras do Boqueirão.

Os três empreendimentos que ficam na paradisíaca praia foram fechados no último dia 26 de março de 2019 por uma operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), por meio da Superintendência do Patrimônio da União (SPU). O órgão também aplicou uma multa de no valor de R$ 50.500,00 aos proprietários.

O Bicas Bar conseguiu a licença no IMA nesta sexta-feira e o documento é válido até o dia 5 de abril de 2021, mas o órgão recomendou ao proprietário a fazer a renovação com 120 dias de antecedência. A liberação ambiental foi conseguida, graças também ao empenho do empresário Gabriel Vasconcelos, que também é secretário de Meio Ambiente de Maragogi.

Proprietário e trabalhadores do Bicas Bar Restaurante e Receptivos ficaram felizes em poder voltar a atividade normal na turística cidade de Japaratinga. Com o fechamento de bares e restaurantes, o movimento turístico caiu drasticamente nas famosas Bicas das Barreiras do Boqueirão. A multa aplicada pelo IBAMA está no âmbito judicial.

Os outros dois estabelecimentos seguem fechados e amargando prejuízos financeiros. Na ocasião, até pescadores foram multados pelo IBAMA e muitos já desistiram da pesca por conta das inúmeras multas que receberam no decorrer de anos.