Meio ambiente

Manchas de petróleo: governador visita litoral Norte nesta quinta-feira

Renan Filho visita Maragogi e Japaratinga

Por Maurício Silva 17/10/2019 14h02
Manchas de petróleo: governador visita litoral Norte nesta quinta-feira
Praias de Japaratinga passaram por limpezas - Foto: Cortesia ao 7Segundos

O governador Renan Filho (MDB) visita na tarde desta quinta-feira (17) o litoral Norte de Alagoas para vistoriar os danos causados pelas manchas de petróleo que invadiram as praias turísticas. O gestor visita as cidades de Maragogi e Japaratinga, esta última muito atingida pelo óleo cru.

O desastre ambiental das manchas de petróleo chegou a atingir todos os municípios alagoanos que fazem parte da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais. Na quarta-feira (16) quem esteve em Japaratinga foi o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, junto com o vice-governador Luciano Barbosa.

Na coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (17), em Maceió, o governador confirmou a vinda ao litoral Norte. “Vou para Japaratinga e Maragogi acompanhar pessoalmente a limpeza das praias e agradecer aos voluntários pelo trabalho de limpeza”, frisou.

Ainda na coletiva, o Renan Filho também disse que, ao chegar em Japaratinga, que não vê necessidade de decretação de estado de emergência porque o caso de Alagoas não é tão grave quanto o de Sergipe e Bahia, e que, por isso, só tomará essa decisão em caso de necessidade extrema. “É importante identificar de onde vem, mas, neste momento, não acho conveniente decretar emergência quando a maior parte do litoral não têm sinal de óleo. Vivemos em um ambiente de fake news e as pessoas acham que as praias estão 100% com óleo”, disse.

Litoral Norte

Na segunda-feira (14) o petróleo invadiu praias da famosa Rota Ecológica de Alagoas, que compreende os municípios de Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres e Passo de Camaragibe. As manchas também atingiram no mesmo dia as praias da cidade da Barra de Santo Antônio.

As manchas de petróleo cru invadiram as famosas praias de Pontal do Boqueirão e Barreiras do Boqueirão no fim da tarde desta terça-feira (15). Nesta quarta-feira o óleo também invadiu Boqueirão, Bitingui e Japaratinga.

Japaratinga é um dos municípios que mais foram atingidos pelo desastre ambiental que vem invadindo as praias nordestinas nos últimos dias. A quantidade do óleo cru que chegou às praias japaratinguense foi impressionante.