Acidentes

Bombeiros orientam população para evitar acidentes com gás de cozinha

Atenção deve ser redobrada nesse período de festas

Por Maurício Silva 24/12/2020 15h03
Bombeiros orientam população para evitar acidentes com gás de cozinha
Bombeiros orientam população para evitar acidentes com gás de cozinha - Foto: Reprodução/Instagram

O fim de ano está chegando e as festas de Natal e Réveillon costumam ter mesas cheias de alimentos para comemorar para a maioria das famílias brasileiras e o uso do fogão se intensifica nos preparativos para as ceias. O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM) alerta que nesse período o cuidado deve ser ainda mais redobrado com o uso de gás GLP (gás de cozinha) para evitar acidentes.

O 2º Grupamento de Bombeiros Militar (2º GBM), sediado no município de Maragogi, vem orientando a população para tomar cuidados que são fundamentais para evitar qualquer tipo de acidente com o uso do botijão de gás no preparo da ceia natalina e de Réveillon.

Os bombeiros informaram que com a chegada das festas de fim de ano normalmente tendem a aumentar os chamados com acidentes domésticos envolvendo o GLP, devido aos preparativos das ceias destas datas a probabilidade de sinistros acontecerem é bem maior.

Para prevenir acidentes domésticos por conta do GLP, os bombeiros orientam a população a: verificar que o registro e a mangueira do botijão tem validade de cinco anos e devem ser trocados após esse período;
após realizar a troca do botijão conferir se não existe vazamento utilizando uma esponja com espuma e não utilizar ferramentas para apertar o registro, a força da mão já é suficiente.

Outras dicam importantes repassadas pelos militares são: sempre que possível fazer a instalação com o botijão do lado de fora da residência, caso não haja essa possibilidade não posicione o botijão em um ambiente confinado ou permita que a mangueira passe por trás do fogão; em caso de vazamento não mexer na parte elétrica da casa, abrir as portas e janelas deixando assim por algum tempo para o gás evadir e retirar o botijão para fora da residência; se ao deparar com esta situação você não souber como agir ou não se sentir confiante ligue para o Corpo de Bombeiros, por meio do número de telefone 193.