Turismo

Início das obras do Aeroporto de Maragogi é autorizado pelo Estado

Autorização ocorreu na manhã desta quinta-feira (04)

Por Maurício Silva 04/02/2021 12h12 - Atualizado em 04/03/2021 14h02
Início das obras do Aeroporto de Maragogi é autorizado pelo Estado
Renan Filho assina Ordem de Serviço para construção do aeroporto de Maragogi - Foto: Maurício Silva/7Segundos

A obra mais esperada do Litoral Norte teve o seu início autorizado na manhã desta quinta-feira (04): o governador Renan Filho (MDB) assinou a Ordem de Serviço para a construção do Aeroporto Costa dos Corais, em Maragogi. A autorização ocorreu durante solenidade na fazenda Calabouço, local onde será construído o aeródromo. A cidade é um dos destinos mais procurados por turistas no Brasil.

A solenidade na zona rural do município litorâneo foi muito celebrada pelo trade turístico, pois, trata-se de uma das promessas mais antigas de toda a Região Norte. De acordo com o Governo de Alagoas, o aeroporto contará com um terminal de embarque e desembarque de passageiros, uma pista de pouso e decolagem de 2.200 metros, além de um pátio para abrigar duas aeronaves simultaneamente, situados numa área de 340.888 hectares, de acordo estudo topográfico.

Segundo o Governo do Estado, a construção será 100% financiada com recursos do Governo de Alagoas. A garantia que o Estado iria financiar o empreendimento foi feita pelo governador Renan Filho em junho de 2019. A obra será encabeçada pela Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), está orçada em aproximadamente R$ 120 milhões e tem prazo para conclusão de dois anos após o início dos trabalhos.

Local onde será construído o aeroporto de Maragogi

Área onde será construída o aeroporto de Maragogi - Foto: Maurício Silva/7Segundos

Renan Filho comentou o importante momento para o turismo alagoano. "O aeroporto vai induzir o desenvolvimento econômico da região Norte de Alagoas e do Sul de Pernambuco. Será também uma alternativa para exportar carga de Suape, impulsionar o turismo, facilitar o escoamento da produção do Nordeste Brasileiro e elevar o poder aquisitivo dos turistas que vêm a Maragogi. Isso vai ser sem dúvida um divisor de águas", informou.

O prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira Neto (Progressistas – PP), também comentou a data histórica. "O aeroporto é um instrumento para o desenvolvimento do turismo. Ele veio para reintegrar a nossa região e o nosso destino, na bandeira do desenvolvimento sustentável. A obra veio para suplantar barreiras, superar fronteiras e, evidentemente, trazer uma contribuição para as pousadas de Charme, por exemplo. Nós vamos ter o aeroporto mais frequentado do Brasil para que a gente possa gerar mais emprego e renda para as pousadas, hostels, hotéis e resorts", disse.

Prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira Neto (Progressistas – PP) - Foto: Maurício Silva/7Segundos

Presente na solenidade, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto também anunciou novos investimentos para o município. "O Ministério do Turismo tem feito várias ações, principalmente em Maragogi. Aprovamos um Centro de Convenções, um terminal rodoviário e um Centro de Comercialização de Produtos Artesanais, além da implementação da sinalização turística da Costa dos Corais", anunciou o ministro.

Gilson Machado Neto, ministro do Turismo - Foto: Maurício Silva/7Segundos

O governador vem comentando também nos últimos meses sobre a viabilidade do Aeroporto Costa dos Corais. Renan Filho vem ressaltando que o empreendimento é viável e que será uma vertente para o Norte de Alagoas. Em dezembro, durante coletiva de imprensa, o gestor estadual disse que o Aeroporto de Maragogi terá em média de 10 a 15 voos semanais. Na oportunidade, ele contou que a Gol garantiu que terá voo direto de São Paulo a Maragogi.

"Todas as operadoras garantiram voos para Maragogi. Antes de tomar a decisão - se iria construir ou não o aeroporto - me reuni com os secretários Rafael Brito [Sedetur] e Mozart Amaral [Setrand], coloquei os dois dentro de um avião de carreira e fui a São Paulo para visitar todas as grandes empresas aéreas do Brasil. Todas garantiram voar para Maragogi. A gente espera 10 a 15 voos semanais já no início da operação do aeroporto", disse o governador.

Destino Maragogi

Segundo dados da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e da entidade Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau (CCC&VB), Maragogi é o segundo destino mais visitado em Alagoas, ficando atrás apenas da capital Maceió. Conforme dados da Prefeitura de Maragogi, uma média de 300 mil pessoas visitaram as piscinas naturais, um dos principais atrativos turísticos da cidade, durante o ano de 2019.

A cidade litorânea aparece, ainda, nos rankings dos mais procurados de agências on-line como Hotel Urbano e Decolar. Na ausência de um aeroporto regional, de acordo com dados da CCC&VBN, 90% dos turistas chegam a Maragogi por Recife, em Pernambuco. Maragogi também é atualmente a cidade brasileira que não possui aeroporto que mais recebe turistas no Brasil.