Serviços

Instituto de Identificação faz alerta para cidadão que não comparece a agendamento

Cerca 30% das pessoas faltam no dia do agendamento para tirar carteira de identidade.

Por Agência Alagoas 22/03/2021 16h04
Instituto de Identificação faz alerta para cidadão que não comparece a agendamento
Não comparecer sem efetuar o cancelamento com antecedência implica em suspensão do direito de fazer um novo agendamento por 10 dias - Foto: Assessoria

Um levantamento feito pela superintendência do Instituto de Identificação de Alagoas, apontou um alto índice de desistência e não comparecimento dos cidadãos nos serviços agendados para solicitação de carteira de identidade. A média de faltosos em toda rede de postos do órgão atinge a marca de 30% dos agendamentos.

Uma vez não comparecendo ao serviço previamente agendado, sem o devido cancelamento, o cidadão é bloqueado no sistema e só poderá solicitar um novo atendimento após 10 dias. O bloqueio, que acontece de forma automática no site do Agendamento Já (agendamento.seplag.al.gov.br), proíbe o usuário de agendar qualquer serviço público de outros órgãos.

O superintendente do Instituto de Identificação Roney Presbítero esclarece que esse alto índice de ausência e cancelamentos, implica diretamente na distribuição de vagas para outros cidadãos que desejam solicitar o seu RG. Ou seja, quem agenda e não comparece ocupa a vaga de uma outra pessoa que está precisando do serviço.

“Não sabemos ao certo o que provoca a desistência e o porquê dessas pessoas não realizarem os cancelamentos com antecedência, conforme explicado no protocolo de agendamento. Mas, essa atitude gera dois graves problemas, a falta de vagas e o bloqueio do usuário, por isso a importância do cidadão só agendar o seu atendimento para o dia em que ele realmente for comparecer. ” Explicou o superintendente.

Devido a pandemia do Covid-19, os atendimentos presenciais em todos os postos da rede de identificação estão sendo realizados apenas por agendamento eletrônico. A obrigatoriedade é tanto para solicitar como para retirar o documento quando o mesmo estiver impresso.

“O cidadão não precisa se preocupar, pois estamos tomando todas as medidas sanitárias para evitar o contágio. O próprio agendamento eletrônico foi idealizado para evitar aglomerações, garantir o distanciamento social e a aplicação de medidas de controle para a não propagação do coronavírus como o uso de máscaras e a aplicação de álcool 70º”, explicou Presbítero.

Para os postos da Capital e os que funcionam nas Centrais Já! de atendimento ao cidadão, o agendamento é liberado de segunda a sexta-feira, a partir das 8h. Basta acessar o site www.agendamento.seplag.al.gov.br e escolher o melhor dia e horário.

Os agendamentos para os demais postos que funcionam no interior do Estado, podem ser realizados através do site da Perícia Oficial. As vagas são disponibilizadas todas as sextas-feiras, a partir das 18 horas, no endereço www.periciaoficial.al.gov.br , após entrar na página é só clicar no card Agendamento Interior do Instituto de Identificação.

“É muito importante também que as pessoas tenham a consciência que só é necessário comparecer ao posto com 15 minutos de antecedência do dia e horário marcado. Não adianta chegar várias horas antes do agendamento, visto que não será permitida a entrada na unidade para evitar aglomeração”, afirmou o superintende.