Geral

Maio Amarelo: Ação da Lei Seca busca reduzir número de mortes no trânsito

O coordenador da Lei Seca, Sergio Ronaldo falou sobre as ações do movimento

Por 7Segundos 04/05/2021 18h06 - Atualizado em 04/05/2021 21h09
Maio Amarelo: Ação da Lei Seca busca reduzir número de mortes no trânsito
SMTT de Maragogi promove blitz educativa em alusão ao Maio Amarelo - Foto: Assessoria

O coordenador da Lei Seca em Alagoas, Sérgio Ronaldo, falou em entrevista ao programa Na Mira da Notícia, desta terça-feira (04), sobre as ações do Maio Amarelo que acontece em todo Brasil. 

Durante a entrevista, o coordenador falou um pouco sobre os objetivos da ação e como ela é importante para redução dos números de acidente no estado. 

" O maio amarelo é um movimento internacional que visa combater a mortalidade no trânsito. É um movimento feito de forma nacional através do Observatório Nacional, mas que envolve toda sociedade, tanto poder o público quanto privado, como pessoas das diversas camadas sociais e representações das sociedades civis. Então nessa ação estão envolvidos todo núcleo de trânsito do estado. O movimento que foi criado para  reduzir o número de mortes de acidentes", explicou o coordenador. 

Sobre as ações do Maio Amarelo, Sérgio pontuou que o movimento criado pelas Nações Unidas (ONU), teve início no ano de 2010, mas no Brasil o sistema passou a ser implantado de forma legitima somente no ano de 2014. 

"O movimento se iniciou no Brasil somente em 2014, mas desde 2010 o mundo tem essa preocupação. O Maio Amarelo se engajou pata envolver toda sociedade nacional, para tentar reduzir os acidentes em 50% e no final dos 10 anos esse número não foi concebido", falou . 

Em 2020, o Brasil apontou uma redução no números de acidentes com vítimas fatais e 2021, segue no mesmo caminho. O coordenador acredita que a redução se deu devido a pandemia já que o número de veículos em circulação também diminuiu.

"Em 2020 tivemos reduções e neste ano devemos continuar da mesma forma, já que os índices de carros e veículos nas ruas diminuiu, mas a impressão que eu tenho é que a gente não alcançou objetivo principal. O que a gente faz ainda é muito pouco, porque enquanto nós não conseguimos ter a conscientização de redução de velocidade, de admitir o controle eletrônico de velocidade, de admitir que a gente não deve dirigir após beber, o estado precisa fazer mais", ressaltou o coordenador.

Ele ainda explicou que as ações do Maio Amarelo buscam preservar as vidas daqueles que estão no trânsito " A gente não consegue salvar vida, mas conseguimos preservar e fazer com que as pessoas entendam que os caminhos que estamos mostrando , são os que podem fazer uma vida melhor para toda sociedade", finalizou.