Meio ambiente

[Vídeo] Área de praia em Porto de Pedras é cercada e causa revolta

Pescadores e moradores estão revoltados com a situação

Por 7Segundos 28/05/2021 09h09 - Atualizado em 28/05/2021 09h09
[Vídeo] Área de praia em Porto de Pedras é cercada e causa revolta
Barcos e barracas ficaram presos na areia da Praia de Tatuamunha - Foto: Reprodução

Mais uma nova polêmica envolvendo proprietários de terra tem tirado o sono de moradores do turístico município de Porto de Pedras: desta vez o dono de um terreno decidiu cercar uma área que incluiu até a areia da Praia de Tatuamunha e o fato revoltou os pescadores da localidade. O problema explodiu nesta quinta-feira (27), mas começou na terça-feira (25).

De acordo com a denúncia de pescadores, o novo proprietário do terreno – que ainda não foi identificado – decidiu cercar o imóvel. Os trabalhadores alegam que o fato causou vários transtornos deixando barracas e barcos presos, impedindo que os barcos sigam para o mar.

Ainda segundo a denúncia dos pescadores, uma área de restinga foi destruída. O terreno engloba também uma área de recuperação de vegetação nativa. Os trabalhadores afirmam ainda que barracas de pesca já foram destruídas e parte do terreno que foi cercado pertence à União.

A Prefeitura de Porto de Pedras já está ciente da situação e o governo municipal informou que já está tomando as medidas legais. Órgãos como o Instituto do Meio Ambiente (IMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) e Superintendência de Patrimônio da União (SPU) também foram acionados.

Os pescadores disseram também que árvores foram cortadas na área e que o proprietário não quer barracas e barcos no local. Em alguns casos, a cerca “trancou” barcos e barracas de pescadores. A Assessoria de Comunicação da prefeitura informou que ainda não teve acesso ao documento do terreno e do proprietário. O responsável pela ação não foi localizado pela reportagem.

Confira aqui o vídeo: