Saúde

HGE registra quase 500 atendimentos na segunda (14)

Gerência da unidade pede prudência da população no trânsito

Por Assessoria 15/06/2021 18h06
HGE registra quase 500 atendimentos na segunda (14)
UTI Geral do HGE encontra-se com todos os leitos ocupados, em razão do aumento dos atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito - Foto: Reprodução/Web

O Hospital Geral do Estado (HGE) registrou 493 novos atendimentos na segunda-feira (14). Foram 266 cidadãos assistidos na maior unidade de urgência e emergência de Alagoas e 227 na Central de Triagem para Covid-19. A unidade também concedeu 185 altas médicas e realizou 32 internações, 28 transferências e 18 cirurgias.

A Gerência do HGE destaca o período de grande ocupação de leitos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). É que esta situação tem preocupado os profissionais da saúde, já que muitas ocorrências poderiam ser evitadas com hábitos de prevenção, como o respeito às normas do trânsito. Nesta terça-feira (15), a UTI Geral está com todos os leitos ocupados e cinco pacientes estão com o quadro de saúde grave, em consequência de acidentes de trânsito.

“Infelizmente, a imprudência ainda é uma realidade nos relatos que nossas equipes colhem no pronto-socorro. Seja do próprio paciente, ou de alguém que causou o acidente. Nesta segunda-feira tivemos o atendimento a 15 pacientes vítimas de acidentes de trânsito, além de 10 vítimas de colisões, quatro de atropelamentos e uma de queda de moto. São dores, traumas, fraturas, perdas que poderiam ser evitadas”, enfatizou o gerente do HGE, Paulo Teixeira.

No atendimento aos pacientes com a Covid-19, 80% dos leitos da UTI estão preenchidos. Esses leitos são destinados a pessoas que apresentam o quadro de saúde mais grave, que necessitam de cuidados mais intensivos, de atenção e assistência redobrada. Por serem casos mais sensíveis, com grande risco de óbito, demoram para que sejam liberados e é nisto que também está a preocupação.

“De ontem para hoje, três jovens sofreram acidentes de moto e necessitaram de UTI. Todos nós queremos salvar a vida de quem chega, mas, fica mais tenso quando estamos no limite da nossa capacidade. Então, reiteramos o apelo para que as pessoas evitem sair de casa; se sair proteja-se e proteja os demais que estão nas ruas; higienize as mãos; dê como preferência os hábitos saudáveis; e não deixe de usar os equipamentos de segurança”, acrescentou o gestor.

O HGE também notificou 197 casos clínicos, 46 acidentes casuais, três acidentes de trabalho, três vítimas de agressões, um queimado e uma tentativa de suicídio. Na Central de Triagem, 30 pessoas se submeteram ao teste rápido e 11 confirmaram a infecção pelo novo coronavírus. E ainda sobre as taxas de ocupação no enfrentamento da Covid-10, 70% dos leitos Intermediários e 42% dos Clínicos estão ocupados.