Religião

Prefeitura não contribui com festa de padroeiro e gera polêmica em Novo Lino

Festejo de São José inicia na próxima sexta-feira

Por 7Segundos 06/09/2021 15h03 - Atualizado em 06/09/2021 15h03
Prefeitura não contribui com festa de padroeiro e gera polêmica em Novo Lino
São José é o padroeiro de Novo Lino - Foto: Divulgação

A tradicional Festa de São José em Novo Lino esse ano não conta com a contribuição da Prefeitura Municipal e o fato gerou muita polêmica na cidade alagoana. Mesmo assim, a festividade do padroeiro do município inicia nesta sexta-feira (10) e promete ser uma das mais bonitas da história.

Tradicionalmente, a festa de São José ocorre no mês de março em Novo Lino, mas por conta da pandemia do novo coronavírus, o festejo religioso teve que ser reagendado para o mês de setembro. Como acontece em todo o Brasil, as prefeituras mantêm a tradição de colaborar com a festividade, mas esse ano em Novo Lino a gestão da prefeita Marcela Gomes optou por não fazer a contribuição.

Na missa do dia 29 de agosto, o pároco André de Queiroz Albuquerque relatou a situação aos fiéis. A informação que a prefeitura não iria colaborar com a festa gerou muita polêmica na cidade e deixou muitos católicos revoltados com a situação. Mas o padre garantiu a realização da festa independente de qualquer coisa.

No dia 30 de julho a paróquia encaminhou oficio à prefeitura solicitando a contribuição da gestão em custos como a decoração da igreja, os fogos, o andor e a contribuição com a taxa aos padres para os dias da celebração. O ofício foi respondido datado de 11 de agosto, mas segundo André de Queiroz Albuquerque, o documento chegou à paróquia apenas no fim de agosto com a resposta que não seria possível a contribuição.

A reposta da prefeitura

A prefeitura deu a seguinte resposta no ofício nº 116/2021: “Cumprimentando-o, a Prefeitura Municipal de Novo Lino – AL, vem a presença de Vossa Senhoria, informar que infelizmente a Administração Pública Municipal não poderá arcar com os custos solicitados para a festa de São José, padroeiro da Cidade, isso porque a Administração Municipal já planejou administrativa e financeiramente todos os eventos públicos até o final do ano de 2021. Portanto, tendo em vista que a festividade de São José é realizada no mês de março de todos os anos, e não em setembro, não houve a inclusão no planejamento anual”.

O documento assinado pela prefeita Marcela Gomes ainda cita o seguinte: “Ademais, o Município de Novo Lino somente foi comunicado sobre a modificação da data da festividade em 30 de julho de 2021, não havendo mais possibilidade de adequar o planejamento atual para incluir a solicitação de Vossa Senhoria”. O 7Segundos entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da prefeitura para saber mais detalhes, mas até a publicação da matéria não foi enviada nenhuma resposta.

Festa vai acontecer

A opção da gestão municipal por não colaborar com a festa do padroeiro da cidade revoltou muitos fiéis (foi a primeira vez que isso ocorreu), mas o padre André de Queiroz Albuquerque garantiu na missa do 29 de agosto que o festejo será realizado e já divulgou a programação que vai de 10 a 19 de setembro no município. A festividade é uma das mais tradicionais da região e atrai milhares de católicos.

Na missa do último domingo de agosto, muitos fiéis gravaram as palavras do padre e um trecho ele cita: “Vamos mostrar que essa será a mais bonita Festa de São José que já aconteceu na nossa paróquia porque nós não dependemos de humanos, nós dependemos de Deus. É este mesmo Deus que vai fazer com o que o brilho, que a sua luz resplandeça nestas nove noites de festa que nós vamos fazer, vamos fazer com a graça de Deus” afirmou o pároco durante o ato religioso.

O 7Segundos também procurou a comunicação da Arquidiocese de Maceió para tratar do assunto, mas o órgão solicitou que entrasse em contato com o padre. Em contato com o padre André de Queiroz Albuquerque, ele preferiu manter o silêncio sobre o assunto e disse que o que tinha de falar já foi dito para a comunidade dias atrás.

A programação

A festa inicia na próxima sexta-feira (10) com a procissão da bandeira, saindo da residência do senhor Eduardo Sales, às 18h, em seguida começa a novena, logos após a Missa de Abertura. Todos os dias da festa, às 18h30, terá a recitação do Santo Terço, em seguida a novena, às 19h, e logo após a Santa Missa. No dia 19, às 17h, encerrará com a Missa solene sob a presidência do Côn. Severino Fernando, em seguida, terá uma carreata pelas principais ruas da cidade, com a imagem do padroeiro. Retornando a Igreja Matriz, onde será dada a benção do Santíssimo Sacramento, encerrando a solenidade.