Agricultura

Emater participa da nova edição do Governo Presente com emissão de DAPs

Ação do Instituto ocorrerá nos municípios de Jacuípe e Maragogi, além de uma palestra em Porto Calvo

Por Ascom Emater 18/11/2021 14h02
Emater participa da nova edição do Governo Presente com emissão de DAPs
Emater participa da nova edição do Governo Presente com emissão de DAPs - Foto: Ascom Emater

O Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater) estará presente na nova edição do Governo Presente, que acontece nos dias 18, 19 e 20 de novembro, esta quinta e sexta-feira e este sábado, respectivamente.

A Emater estará nas arenas do Governo do Estado montadas nos municípios de Jacuípe e Maragogi nos três dias de evento, onde serão emitidas Declarações de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), popularmente conhecidas pelos produtores como DAP.

A intenção é atender a demanda dos locais, com equipes de técnicos extensionistas do Instituto, que trabalharão simultaneamente, prontas para realizar a emissão do documento. Na quinta-feira (18), haverá também uma palestra sobre o tema na prefeitura de Porto Calvo.

Para ter acesso às políticas públicas voltadas ao agricultor familiar, o produtor precisa da DAP. Só em 2020, a Emater emitiu 16.706 DAPs, e foi por meio deste documento que os agricultores ingressaram em programas como Garantia-Safra, Crédito Rural, Dom Helder Câmara, dentre outros.

“A DAP é de extrema importância para o produtor rural, visto que é a porta de entrada para que ele possa acessar às políticas públicas, que irão fazer com que ele tenha mais recursos para investir em sua propriedade, aumentando a produção e a qualidade de vida”, ressaltou o presidente da Emater, João Paulo.

O retorno do Governo Presente só foi possível graças ao avanço da vacinação e à melhora dos indicadores da Covid-19 em Alagoas. Mesmo assim, as medidas de prevenção sanitária ainda serão utilizadas, tais como o distanciamento social, uso de máscaras e higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel.