Educação

Secretaria de Educação realiza I Encontro Formativo da Educação Infantil de Porto Calvo

Evento ocorreu na manhã desta sexta-feira

Por 7Segundos, com Assessoria 11/03/2022 17h05 - Atualizado em 11/03/2022 17h05
Secretaria de Educação realiza I Encontro Formativo da Educação Infantil de Porto Calvo
Secretaria de Educação realiza I Encontro Formativo da Educação Infantil de Porto Calvo - Foto: Assessoria

A Secretaria Municipal de Educação de Porto Calvo (Semed) realizou na manhã desta sexta-feira (11), o Primeiro Encontro Formativo Criança Alfabetizada para coordenadores do 1° e 2° anos do Ensino Fundamental I, com o tema: “Alfabetização na Perspectiva do Letramento para Melhorar o Rendimento Escolar”. A formação aconteceu na seda da secretaria, na Rua Granja Conceição, no bairro Centro. 

Um dos objetivos da formação é refletir sobre a necessidade de planejamento para atuação na sala de aula da Educação Infantil, além de oferecer um espaço de alinhamento pedagógico, aprendizagem, apoio técnico, trocas de experiências e saberes entre os participantes da formação.

O ideal é conseguir alfabetizar 100% das crianças das escolas públicas do município, como também formar uma equipe permanente e capacitada para conduzir e mediar o processo de alfabetização de crianças na idade certa. “Nosso trabalho é todo voltado para a alfabetização, a educação infantil me encanta. Gostaria que todos os profissionais aqui presentes nesse encontro olhasse para cada aluno como se fosse seu filho. Vamos dar suporte para vocês trabalharem de forma digna e com amor. Só assim vamos ter uma educação de qualidade em nosso município”, comenta a secretária de Educação, Ana Efigênia.

Para a coordenadora de ensino Amanda Fernanda, reunir e debater sobre a alfabetização é de extrema importância. “A alfabetização é essencial na vida da criança e essa etapa ela não pode ser pulada. O letramento vai fazer parte junto da alfabetização e também vai buscar condições favoráveis da criança desenvolver,na idade certa, a leitura e a escrita para que o município não tenha alunos que são aparentemente alfabetizados, mas que não está letrado”, ressalta Amanda.

A capacitação foi realizada pela Diretora Geral de Ensino, Cláudia Cunha. Além de contar vários coordenadores de ensino da Rede Municipal do Município.

O primeiro encontro formativo teve como pauta: mensagem motivacional; breve histórico do Programa Escola 10 Criança Alfabetizada; alfabetização e letramento; psicogênese da escrita; oficina; quadro de registro de diagnóstico de escrita; orientações para o preenchimento do quadro de resultados; planejamento e por fim o quadro de monitoramento.