Educação

Educação: Japaratinga inicia atendimento educacional especializado

Estudantes matriculados no ensino regular terão uma atenção devida, de acordo com sua necessidade ou déficit.

Por 7Segundos, com Assessoria 21/03/2022 14h02
Educação: Japaratinga inicia atendimento educacional especializado
AEE é um avanço para a educação em Japaratinga - Foto: Assessoria

A Prefeitura de Japaratinga, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), deu início ao atendimento educacional especializado (AEE). As aulas iniciaram desde o dia 9 de março na Escola Municipal Marechal Athur da Costa e Silva, em uma sala preparada com muito carinho para acolher os alunos que possuem alguma necessidade especial.

Após o levantamento realizado pela SEMED, foram identificadas 43 crianças com necessidades especiais, ou déficit de conhecimento. Esses estudantes estão matriculados no ensino regular e em contraturno terão uma atenção devida, de acordo com sua necessidade.

O atendimento educacional especializado (AEE) tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.

De maneira geral, o AEE se destina a alunos com os seguintes aspectos: deficiência física; visual; auditiva; intelectual; deficiências múltiplas; transtorno do Espectro Autista; superdotação.

O AEE pode ser realizado em uma sala de recursos multifuncionais, mas não apenas nessa sala. O professor pode trabalhar em parceria com o educador de sala de aula comum, quando esse profissional achar necessário e complementar o trabalho realizado com os demais alunos. Outra novidade é que os pais poderão acompanhar seus filhos e, enquanto eles esperam, a SEMED vai ofertar oficinas de conhecimento.

Para a secretária de Educação, Maria José Pereira, "Zeza" ter o AEE é muito importante. “Ter o AEE é um grande avanço para Japaratinga, pois mostra o quanto a gestão tem o compromisso de garantir o acesso à educação inclusiva, a quem tem direito”. disse.

Zeza revelou que já passou por uma situação pela qual a fez lutar ainda mais para a implantação do AEE, em Japaratinga. “Ensinei uma aluna que era surda e muda, e me sentia muito mal em não poder suprir as necessidades dela. Eu sabia que não estava ensinando como eu devia, mas os recursos eram escassos e eu fazia o que estava ao meu alcance”, contou emocionada.

A psicóloga clínica escolar e educacional, e neuro psicopedagoga, Isabel Farias, responsável pelo AEE, explicou o que muda no ensino aprendizagem dos alunos. “O olhar da prefeitura para esses alunos, é um passo importante para tornar a educação cada vez mais inclusiva. O AEE permite que o estudante desenvolva atividades que os tornam mais independentes. Pensar neles, é uma demonstração de respeito e uma visão de futuro, afinal de contas, eles são o nosso futuro”, enfatizou.

A diretora geral de ensino, Belarmina Bandeira, comemorou mais uma conquista significativa para a educação. “A educação inclusiva está prevista no Plano Municipal de Educação e nós estamos cumprindo a meta quatro. Isso nunca foi visto em Japaratinga. Antes os alunos estavam apenas inseridos na rede, mas agora, na gestão do prefeito Déo, eles terão a atenção devida, de acordo com suas necessidades”, concluiu.