Economia

Na retomada pós-pandemia, Maragogi busca atrair investimentos no setor de eventos.

Maragogi busca captar eventos privados e ser referência em destination wedding.

Por Assessoria 26/03/2022 09h09 - Atualizado em 26/03/2022 21h09
Na retomada pós-pandemia, Maragogi busca atrair investimentos no setor de eventos.
18ª Reunião do COMTUR Maragogi - Foto: Assessoria

Em reunião ordinária do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) realizada nesta quarta-feira (22), empresários e investidores foram convidados para debater propostas de retomada do setor de eventos e a diversificação da oferta turística.

As autoridades e conselheiros debateram propostas para Maragogi sediar eventos privados que respeite os protocolos de biossegurança e o potencial da cidade para liderar eventos de casamento, dado o abrandamento da pandemia.

Os eventos buscam atrair um público que movimente a economia local e que realize ações de responsabilidade socioambiental em parceria com a gestão pública local. Maragogi também busca atrair o público do destination wedding.

Modernamente retratado em filmes norte-americanos, o segmento geralmente envolve uma festa de casamento em que os noivos planejam um evento de cinco dias (ou mais) para centenas de convidados, arcando com os custos de hospedagem e de deslocamento a cidades turísticas paradisíacas.

Por sua reputação em meio aos operadores, Maragogi atraiu empresários do ramo para figurar como destino de casamentos. Segundo Edy Andrade, um dos proponentes, a cidade tem todo o potencial para ser uma das referências no Brasil. “Posicionar Maragogi no segmento, fortalecerá ainda mais o turismo e a economia local”, ressaltou.

A empresária Giselle Buarque complementou: “O segmento movimenta e promove o destino nas mídias sociais mundo afora, gerando oportunidades aos empresários locais”. O destination wedding costuma atrair turistas estrangeiros.

"As propostas estão alinhadas com ações do nosso plano de turismo e de fomento para a retomada do pós-pandemia. O momento é de bastante competição entre os destinos, especialmente no nordeste, e novas opções de eventos geradores de fluxo turístico pode contribuir para que Maragogi saia à frente dos demais destinos turísticos", disse Diego Vasconcelos, Secretário de Turismo e Presidente do COMTUR Maragogi.

O contato inicial com os organizadores se deu pelo Prefeito Sérgio Lira, que vê na ideia uma boa oportunidade para o desenvolvimento turístico de Maragogi. "Principiando pela experiência artística, cultural, hospitalidade e belezas naturiais, os eventos são descentralizados e acontecem ao longo de uma semana, valorizando o destino, sua cultura e seus atrativos. Esses eventos certamente traria grandes benefícios à economia principalmente por combater os efeitos da pandemia", comentou o prefeito. 

Os conselheiros e autoridades dispuseram-se a estudar a viabilidade e os efeitos econômicos do segmento para a cidade. Novas reuniões estão previstas para discutir melhor a adoção dos eventos e da parceria.

18ª Reunião do COMTUR Maragogi

O encontro se deu em reunião do Conselho Municipal de Turismo no novo auditório da Secretaria de Educação, às margens da AL-101 norte. Estiveram presentes os Conselheiros Municipais, o Presidente e Secretário de Turismo, Diego Vasconcelos, o gestor do município, Fernando Sérgio Lira, com a presença de Gabriel Vasconcelos, vice-prefeito, entre outros gestores públicos, empresários e representantes do ramo.