Educação

Jovem de Maragogi é aprovada para universidade americana

Formada em técnica de Hospedagem no Ifal, Hadilayane Silva Bandeira vai cursar Marketing na Stetson Universtiy, no Estado da Flórida

Por 7Segundos, com Assessoria 14/04/2022 07h07 - Atualizado em 14/04/2022 17h05
Jovem de Maragogi é aprovada para universidade americana
Jovem virou inspiração para outras pessoas em Maragogi - Foto: Assessoria

Após bater na trave para conquistar uma bolsa integral de estudos nos Estados Unidos, em 2021, a jovem de Maragogi, Hadilayane Silva Bandeira, egressa do curso Hospedagem do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Maragogi, foi aprovada para fazer faculdade de Marketing, na Stetson University, no Estado da Flórida. A garota comemora 19 anos de idade nesta quinta-feira (14). Ela recebeu felicitações de servidores e alunos durante visita ao campus, na manhã de quarta-feira (13).

A notícia da aprovação pegou de surpresa a ex-aluna do campus Maragogi. Hadilayane conta que já havia tentado estudar fora no ano passado, mas foi reprovada no programa de custeio total dos estudos na Stetson. “Quando eu recebi o e-mail, pensei logo que não tinha passado novamente. Quando li o segundo parágrafo, estava lá o ‘parabéns, você passou’. Não consegui pensar e falar mais nada”, contou a estudante, que terá estudos e moradia custeados pela instituição americana. Ela já se muda para a cidade de DeLand, em agosto deste ano.

Jovem ficou muito feliz ao saber da aprovação. Foto: Assessoria


Atônita, levantou-se da cama para levar a novidade à avó, que estava no quarto. Hadilayane nem aguentou chegar ao local e caiu no chão chorando. “Minha tia estava sentada no sofá se recuperando da perna quebrada e quase se levantou com o susto que tomou ao me ver lá aos prantos”, detalhou. Hadilayne só conseguiu pegar fôlego minutos depois para anunciar à família a admissão na universidade americana.

O processo de aprovação da técnica de Hospedagem durou três anos. Ela começou buscando informações na internet sobre programas de concessão de bolsas de estudo no exterior, em 2019. Conheceu o Education USA, escritório vinculado à embaixada dos Estados Unidos e que orienta brasileiros na seleção para ingresso em universidades americanas. “Entrei em contato com eles, em Maceió, e fui acompanhada por um ano, de forma gratuita sem participar ainda do projeto Education USA”, descreveu a moça que nasceu e reside em Maragogi.

Os primeiros resultados surgiram, em 2020, com aprovação em quatro faculdades americanas sem bolsa integral de estudos: Loyola Marymount University, Miami University, Drexel University e a própria Steton University. Repetiu em 2021 a participação no processo seletivo com entrevistas, provas, envio de documentos e de carta de recomendação de professores e colegas de turma. Recebeu a notificação de admissão como bolsista integral via e-mail, no dia seis deste mês, e só compartilhou a notícia com o público, nesta terça-feira (12).

Jovem visitou alunos no Ifal Maragogi. Foto: Assessoria


Passagem no campus incluiu luta por igualdade racial e participação em projetos extensão

Foi com a chegada ao campus Maragogi que Hadilayne se reconheceu com mulher negra. Ela participou com amigas da escola de um ensaio fotográfico organizado por uma servidora do campus alusivo ao mês da Consciência Negra. Garotas negras atuaram como modelos para mostrar a importância da luta por igualdade racial e de gênero. As imagens ficaram em exposição.

“Eu entrei no Ifal com o cabelo liso, dos 8 anos aos 15 anos. No ensaio fotográfico, eu celebrava as coisas que apaguei durante a vida. Foi especial para mim colocar tudo que tentei esconder em holofotes e foi no Ifal esse despertar”, lembrou a jovem que almeja ser inspiração para outras mulheres negras a ocuparem espaços de poder. “Vou estudar numa área muito masculina e branca. Eu não tive em quem me inspirar para chegar aonde estou. Eu quero me tornar uma mulher para que outras olhem e se inspirem. Quero ajudá-las a encontrarem seu caminho”, almeja.

Um dos momentos mais marcantes em sua passagem pelo campus Maragogi foi na participação do projeto “Mulheres Pescadoras”, cujo objetivo era dar protagonismo à população feminina que atua na pesca do Litoral Norte de Alagoas. “Eu não tinha ideia do quanto elas eram silenciadas. Você conhece o pescador e o dono da peixaria, mas não essas mulheres. Existem muitas atuando na pesca, em especial como marisqueiras. Foi muito enriquecedor esse projeto para mim”, disse. Ela também fez parte do Artifal, promovendo eventos culturais no campus. Concluiu Hospedagem em 2021.

Jovem visitou o campus do Ifal em Maragogi. Foto: Assessoria