Turismo

Maragogi realiza 1º Seminário de Turismo e Desenvolvimento Sustentável

Evento ocorreu na tarde desta quarta-feira (4)

Por Maurício Silva 04/05/2022 17h05 - Atualizado em 04/05/2022 17h05
Maragogi realiza 1º Seminário de Turismo e Desenvolvimento Sustentável
Evento foi aberto ao público e ocorreu na Coopeagro - Foto: Isac Silva/7Segundos

Maragogi é o segundo polo turístico de Alagoas e a cidade do Litoral Norte sediou na tarde desta quarta-feira (4) o 1º Seminário de Turismo e Desenvolvimento Sustentável. O evento aberto ao público organizado pela Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio foi realizado na sede da Cooperativa dos Pequenos Agricultores Organizados (Coopeagro).

O evento na cidade litorânea que reuniu empresários do setor turístico contou com duas palestras importantes. A primeira foi ministrada consultor e presidente da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur), Ângelo Sanches, ex-secretário de Turismo de Canela (RS). Ele explanou a temática: “Parcerias Públicas e Privadas para Fomentar o Desenvolvimento Econômico, através do Turismo”. A segunda foi feita turismólogo e consultor de Planejamento Estratégico, Formação de Equipes de Excelência para o Sebrae Nacional, Felipe Dantas. Ele discorreu o tema: “A Importância da Cooperação e da Preservação Ambiental para o Turismo”.

Palestras foram enriquecedoras. Foto: Isac Silva


O secretário municipal de Turismo, Diego Vasconcelos, comentou sobre a importância do evento. “Esse seminário tem uma importância muito grande para a gente da gestão. Primeiro porque daqui se inicia toda uma sensibilização da importância dos três tripés: a comunidade, a iniciativa privada e o poder público cooperando entre si e trabalhando em união em prol do nosso destino turístico, em prol do desenvolvimento sustentável do nosso destino”, enfatizou.

Diego Vasconcelos (direita) trocou experiências com o palestrantes. Foto: Isac Silva

“A gente precisa esclarecer e fazer com que as pessoas compreendam que o turismo é a atividade econômica mais democrática possível. Quando a gente ver um grande empreendimento se instalando em um destino turístico, com por exemplo, um resort, e por mais que o proprietário e sua administração atraiam o turista para ele passar uma semana entretido dentro dessa experiência. Mas em um momento ele vai sair do hotel e turismo é conexão. Ninguém sai de uma cidade para outra para ficar dentro de um quarto ou resort, ele vai sentir a necessidade de interagir com a comunidade, de experimentar a gastronomia local e conhecer as belezas naturais. É isso que atrai o turista a uma comunidade e isso distribui emprego e renda. O turismo é conexão e com essa conexão gera mais empregos e renda", disse Diego Vasconcelos. 

Evento foi aberto ao público em Maragogi. Foto: Isac Silva

O multiempreendedor Tedd Albuquerque ficou contente com o seminário. “Eu costumo falar que nunca é tarde para aprender e aqui cada vez que a gente vem a gente soma. O que a gente vai levar dessa palestra, da primeira, é da importância de atender o turista. Essa coisa da gente preparar a casa para receber com carinho. O turista quando é bem tratado, ele volta. Eu procuro fazer isso no receptivo e acredito que essa coisa de tratar bem é muito importante. Pra mim, só somou”, enfatizou o empresário.

O 1º Seminário de Turismo e Desenvolvimento Sustentável de Maragogi teve a realização da Prefeitura de Maragogi, por meio da Secretaria de Turismo, e contou com  o apoio do Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau (CCC&VB), da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH) e do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Alagoas (SINDHAL).

Empresários acompanharam as palestras em Maragogi. Foto: Isac Silva

Com apuração de Isac Silva*