Turismo

Um novo marco para o desenvolvimento regional da Costa dos Corais

Os representantes da Região Turística da Costa dos Corais se reuniram para deliberar a respeito da nova realidade turística da região

Por Assessoria 05/05/2022 18h06 - Atualizado em 07/05/2022 14h02
Um novo marco para o desenvolvimento regional da Costa dos Corais
Representantes da Região Turística da Costa dos Corais se reuniram na última quinta-feira (5) - Foto: Assessoria

Os representantes da Região Turística da Costa dos Corais, pela terceira vez reunidos, desta vez em Maragogi, deliberaram a respeito da nova realidade turística da região. Os presentes se comprometem a construir um novo panorama para a região após caloroso debate rico de detalhes sobre os atrativos turísticos, virtudes dos atores públicos e privados, elencandos os principais desafios identificados. O debate trouxe bastante avanço, culminando na definição da IGR (Instância Governamental Regional) Costa dos Corais.

A Diretoria da IGR,  recém aclamada, abraçou em cesta única o patrimônio tangível e intangível de história, cultura, e de biodiversidade da região. Definiu-se portanto uma gestão focada em cooperatividade sistêmica, pautada pela integração, consenso, valores compartilhados, objetivos comuns, autonomia, bem interdependência e confiança mútua.

“O destino turístico é nosso lar. O turismo que representamos é o nosso solo fértil em que nossas vidas acontecem e, assim, não se tolera vaidades e o individualismo, mas unicamente a cooperação, democracia e um consequente trabalho sério em favor do destino, visto que todas as comunidades locais serão valorizadas; os turistas encantados, e, fortalecendo o turismo consciente, responsável e sustentável", declarou a nova presidente Ana Paula de Moura Souza, empresária do município de São Miguel dos Milagres”.

A IGR contempla oito municípios alagoanos. Estiveram presentes mais de 30 representantes de toda a cadeia turística regional: secretários e secretárias municipais de turismo, empresários, entidades associativas, entidades de fomento, como Sebrae, sindicatos, como o Sindicato Empresarial dos meios de hospedagem e alimentação do estado de Alagoas, bem como diversos outros interessados da região.

“Vislumbra-se uma nova fase de estruturação e promoção da região turística que trará diversos benefícios a médio e a longo prazo devido ao planejamento integrado e às ações complementares que serão criadas e executadas de forma democrática e inclusiva”, declarou Diego Vasconcelos, atual secretário de Turismo de Maragogi.

Compõem a nova gestão da IGR: Presidente: Ana Paula Moura, empresária hoteleira de São Miguel dos Milagres, Vice Presidente: Walter Costa Junior, empresário em Maragogi e Diretor do Sindicato SINDIHAL Litoral Norte, Secretário: Clemente Coutinho, empresário da cidade de Porto de Pedras, Tesoureira:. Marileusa Ferreira, empresária da cidade de Passo de Camaragibe, Conselho Fiscal - Titulares: Derik Riva, Empresário de Maragogi, Mariana Silva, Turismóloga de São Miguel dos Milagres, Larissa Ribeiro, Diretora de Turismo de Camaragibe, Conselho Fiscal - Suplentes: Paula Tavares, empresária da cidade de Passo de Camaragibe, Diego Vasconcelos, Empresário e Secretário de Turismo de Maragogi, e Livia Silvia, Secretária de Turismo de Porto de Pedras.