Meio ambiente

Guarda Ambiental promove ações para garantir limpeza de praias de Porto de Pedras

Nos últimos dias, correntes marinhas têm trazido muito lixo para as areias

Por 7Segundos, com Assessoria 17/05/2022 10h10
Guarda Ambiental promove ações para garantir limpeza de praias  de Porto de Pedras
Guarda Ambiental promove ações para garantir limpeza de praias de Porto de Pedras - Foto: Assessoria

A Guarda Ambiental de Porto de Pedras liderou uma nova ação nas praias da cidade turística para assegurar limpeza e respeito as áreas de restingas e mangues. Nos últimos dias, correntes marinhas têm trazido muito lixo para as areias, aumentando consideravelmente o trabalho da limpeza urbana. Além disso, os rios que cortam a cidade e desaguam no oceano, também têm despejado plantas aquáticas de água doce que, em contato com água salgada, morrem e modificam a paisagem.

“Os turistas , muitas vezes, confundem essas plantas e até as algas , que proliferam nessa época, com sujeira, o que é um grande erro. Como temos duas marés ao dia, a retirada de todo esse material não tem sido fácil”, diz a secretária de Turismo, Zélia Cavalcanti.

A preocupação com a limpeza fez com que o prefeito determinasse a instalação de mais lixeiras ao longo das praias para evitar acúmulos deixados por visitantes. “A quem fazemos um grande apelo, lugar de lixo não é nas areias. É muito importante conhecer e aproveitar o destino, mas é fundamental recolher tudo, principalmente o plástico, que contribuiu para degradação da fauna e da flora”, disse a secretária de Turismo. 

A equipe da Guarda Ambiental também tem promovido várias ações de orientação aos visitantes e nativos quanto ao uso das praias e a importância da conservação de todo o ecossistema. Porto de Pedras tem 10 quilômetros de praias e uma delas, a Praia do Patacho, certificada com o selo Bandeira Azul de sustentabilidade. Ao criar o núcleo, o prefeito Henrique Vilela atendeu a uma necessidade do município por acreditar no trabalho sério de preservação das belezas naturais e do meio ambiente, que vem sendo executado.

A parceria Turismo e Meio Ambiente tem sido fundamental para garantir também o ordenamento com todos os atores desse processo como jangadeiros, bugueiros e comerciantes, com a oferta de cursos e treinamentos. “ A Guarda Ambiental tem sido fundamental nesse processo e o trabalho da equipe tem contribuído para o disciplinamento de nossas praias”, concluiu a secretária do Meio Ambiente , Flávia Rego.