Política

Câmara de Vereadores discute reforma administrativa de Maragogi

Mudança extingue todos os cargos de secretário adjunto

Por Maurício Silva 27/05/2022 16h04 - Atualizado em 27/05/2022 16h04
Câmara de Vereadores discute reforma administrativa de Maragogi
Câmara de Vereadores discute reforma administrativa de Maragogi - Foto: Assessoria

A Câmara de Vereadores discutiu na sessão desta quinta-feira (26) a reforma administrativa de Maragogi. Com as novas regras, que precisam de aprovação dos parlamentares, o município vai extinguir todos os cargos de secretário adjunto.

A reforma administrativa foi proposta pelo prefeito Fernando Sérgio Lira Neto (Progressistas – PP). Os vereadores aprovaram a honraria de título de cidadão honorário de Maragogi para duas pessoas. A expectativa é que os parlamentares também votem o Plano de Cargos e Carreiras (PCC) da administração na próxima semana.

Paulo Nunes é o líder do governo na câmara. Foto: Assessoria


O líder do governo na câmara, vereador Major Paulo Nunes (PP), passou mais detalhes da reforma administrativa. “Reestrutura a administração, ela extingue praticamente todos os cargos de secretário adjunto e isso é uma economia. O número de cargos comissionados continua o mesmo e mesmo assim, eles não são todos nomeados, eles são nomeados de acordo com a necessidade do município”, contou.

A reforma também reajusta os salários dos secretários da administração municipal. Paulo Nunes informou que o secretariado não tem reajuste há quatro anos e que com o aumento o vencimento sairá de pouco mais de R$ 5 mil para pouco mais de R$ 7 mil. Nunes argumentou ainda que o reajuste, com o desconto do imposto de renda, o vencimento praticamente vai ficar no patamar anterior. O presidente da Câmara Municipal, Júnior do Jozemir (PSDB) tirou o projeto de pauta a pedido de dois vereadores, mas prometeu levar ao plenário na próxima sessão.

PCC

Paulo Nunes disse que o Plano de Cargos e Carreiras da administração virá com regime de urgência na próxima quinta-feira (2). “O PCC, esse define as regras para aquele funcionário da administração como um todo que ficou fora do PCC da Saúde, do PCC da Educação, mas que agora vai ter o PCC próprio dele para que ele possa requerer, apresentar o tempo de serviço, a sua formação e assim melhorar o salário”, disse o vereador.

Com apuração de Isac Silva*