Alagoas

Litoral Norte de Alagoas sofre novo apagão de energia elétrica

Problema começou na madrugada desta segunda-feira

Por Maurício Silva 11/07/2022 14h02 - Atualizado em 11/07/2022 15h03
Litoral Norte de Alagoas sofre novo apagão de energia elétrica
Maragogi foi um dos destinos afetados com o apagão - Foto: Maurício Silva

Um dos principais destinos turísticos de Alagoas: o Litoral Norte, sofreu com mais um apagão de energia elétrica. O novo blackout começou na madrugada desta segunda-feira (11) e perdurou até por volta das 12h40 de hoje. Os moradores reclamaram da situação. Além disso, houve falta de comunicação por conta que grande parte da população ficou sem internet e sinal de rede de celular.

Na cidade de Maragogi – o segundo polo turístico do Estado – há registros que o problema iniciou por volta das 2h. A madrugada foi muito difícil para os moradores da cidade litorânea. O município só teve a energia reestabelecida por volta das 12h40.

Em Porto Calvo, o prejuízo foi enorme: o apagão começou às 5h30 e o fornecimento só foi normalizado por volta das 12h. Os comerciantes foram os que mais foram prejudicados com o blackout. Muitos lojistas não abriram os estabelecimentos pela manhã por conta da falta de energia e amargaram prejuízos financeiros.

Na cidade turística de Japaratinga, o problema também se repetiu. A falta de energia causou muito prejuízo no destino. Outro município turístico afetado foi Porto de Pedras, onde a energia faltou às 5h30 e até 10h o fornecimento ficou oscilando, registrando instabilidade.

O prejuízo foi menor na cidade de Matriz de Camaragibe, onde o apagão começou às 5h30 e se normalizou às 6h. Em Jacuípe, houve falta de energia em algumas localidades, mas sem um grande período como Porto Calvo, Japaratinga e Maragogi.

No dia 6 de junho de 2022 um blackout atingiu seis municípios da Região Norte de Alagoas
e os moradores de algumas cidades ficaram sem energia por um período de mais de 15 horas.

O 7Segundos entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Equatorial para saber o que provocou o apagão nesta segunda-feira (11) e mais detalhes do blackout e a empresa enviou uma nota. Confira a nota na íntegra:

Nota de esclarecimento:

A Equatorial Alagoas informa que registrou às 5h25 desta segunda-feira (11) uma intercorrência na linha de transmissão de energia que abastece as subestações localizadas nos municípios de Maragogi e Porto Calvo, que também são responsáveis por levar energia até as cidades circunvizinhas de Japaratinga e Porto de Pedras.

Ao tomar ciência da situação, equipes técnicas foram mobilizadas, de forma imediata, para inspecionar o circuito e o fornecimento de energia foi normalizado em sua totalidade às 12h31.

O motivo da interrupção foi o rompimento de uma rede de alta tensão localizada em uma área rural, sem acesso para tráfego de veículos. Todo o trabalho foi realizado a pé, o que implicou num tempo maior de deslocamento e transporte de material necessário para normalizar o serviço.

A Distribuidora ressalta ainda, que segue investindo em novas obras para beneficiar os clientes da região e até o final de agosto será entregue mais uma linha de transmissão que irá oferecer mais confiabilidade no fornecimento de energia elétrica aos consumidores.


Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas