Turismo

Gestores de Turismo da APA Costa dos Corais se reúnem em Maragogi

Encontro na cidade ocorre nesta quinta-feira e sexta-feira

Por Maurício Silva 25/08/2022 14h02 - Atualizado em 26/08/2022 16h04
Gestores de Turismo da APA Costa dos Corais se reúnem em Maragogi
Encontro ocorreu no Ifal Maragogi, no povoado Peroba - Foto: Isac Silva/7Segundos

Gestores do setor turístico de cidades alagoanas e pernambucanas estão reunidos no município de Maragogi, no Litoral Norte do Estado, participando do II Encontro de Secretários de Turismo da Costa dos Corais (ENSETUR). A reunião no Caribe Brasileiro está sendo realizado no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) nesta quinta-feira (25) e sexta-feira (26).

O encontro desse ano na Capital da Costa dos Corais conta com palestrantes das mais diversas áreas de gestão. Estão presentes representantes do Ministério do Turismo, SEBRAE, EMBRATUR, operadoras hoteleiras, empreendedores e gestores públicos das mais diversas esferas.

Gestores estão reunidos para discutir melhorias no turismo. Foto: Isac Silva


A iniciativa do encontro é da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Maragogi e o secretário Diego Vasconcelos ressaltou a importância do evento. “Ficamos muito felizes com a realização do II ENSETUR. Esse projeto começou no ano passado naquele período da pandemia. Foi uma maneira de a gente estreitar relações com todos os secretários da região, tanto de Alagoas como de Pernambuco, e decidimos fazer esse encontro para nos conhecermos e estreitar relações, trabalhar governança, trabalhar ações intermunicipais”, destacou.

Diego Vasconcelos acrescentou mais informações sobre o evento. “Estamos aqui com uma variedade de palestras, com a presença do Ministério do Turismo, da Embratur. Hoje falamos do programa de sustentabilidade de Maragogi, onde explanamos vários eixos voltados à proteção, preservação e conservação e falamos um pouco do projeto de conservação de arrecifes de corais. O case do Grupo Amarante, que representa os resorts Salinas, com a parte do marketing digital. É um grupo que consegue vender em 24 horas, nesse último ano, as vendas encerraram em 12 horas apenas, mais de R$ 67 milhões em reservas”, disse ele, ressaltando que todas as palestras são essenciais para os gestores.

Diego Vasconcelos (último da direita) trocou experiências com o palestrantes. Foto: Isac Silva


O vice-presidente da Astur, Josenildo Santos, achou muito proveitoso o encontro. “É uma alegria poder estar no II ENSETUR, uma vez que estive no primeiro, e aqui com alguns secretários de Pernambuco exatamente porque entendemos que esse tipo de evento é importante para que a gente possa trabalhar, haja vista, da troca de experiências, do conhecimento que a gente adquire em cada evento como esse. Hoje e amanhã temos importantes seguimentos, importantes pessoas, que vão trazer experiências para nos ajudar como gestores. Nós temos aqui um misto de gestão pública com gestão privada e isso ajuda a entender, a compreender qual é a importância do turismo para os dois setores: público e privado”, salientou.

Para os participantes, o ENSETUR promove também a interação e o networking, com espaço para perguntas aos palestrantes, bem como microfone aberto aos secretários e gestores que desejem levantar ou discutir questões atuais do cenário turístico.

Dada sua relevância regional, o evento conta também com o apoio de tradicionais órgãos e instituições, entre eles, a Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (ANSEDITUR), que reúne gestores do turismo a nível nacional; SEBRAE Alagoas; Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Maragogi; a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH); o Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Alagoas (SINDHAL); bem como o Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau (CCCV&B).

Palestra de marketing digital do grupo Amarante foi uma das mais importantes. Foto: Isac Silva

Com apuração de Isac Silva*