Turismo

Jangada acessível promove passeio em piscinas naturais de Japaratinga

Embarcação artesanal com acessibilidade passou a funcionar nesta sexta-feira

Por Maurício Silva 09/09/2022 15h03 - Atualizado em 09/09/2022 15h03
Jangada acessível promove passeio em piscinas naturais de Japaratinga
José Clayton conseguiu realizar o sonho com a jangada acessível - Foto: Adilson Júnior


O paraíso das águas, as piscinas naturais de Japaratinga, passou a contar com a presença de pessoas portadoras de necessidades especiais fazendo visitas. Começou a funcionar nesta sexta-feira (9) a primeira jangada artesanal com acessibilidade que leva ao destino mais conhecido da cidade turística do Litoral Norte de Alagoas.

Quem teve a ideia de criar a jangada acessível foi o marinheiro Erivan Costa, de 45 anos de idade. A novidade enche de esperança as pessoas que possuem necessidades especiais de conhecer o paraíso na cidade alagoana. Para muitos, conhecer as piscinas naturais é um sonho.

José Clayton realizou o sonho de conhecer as piscinas naturais. Foto: Adilson Júnior


O primeiro a realizar o sonho de conhecer as piscinas foi o José Clayton Oliveira, de 26 anos, ele que tem paralisia cerebral. “Foi uma maravilha! Eu gostei muito! Já quero ir outras vezes. Agora tenho como ir, graças a Deus! Muito obrigado! Muito bom! Foi bom demais!”, celebrou.

Pai do José Clayton, o Josué de Oliveira ficou emocionado. “Era a vontade do Clayton conhecer as piscinas e como apareceu essa oportunidade, o Clayton está muito feliz e eu também estou porque foi um sonho dele de ir para as piscinas naturais aqui de Japaratinga. Também agradecer pelo projeto, que é um projeto muito bonito”, declarou.

Todos ficaram contentes com a realização do sonho do José Clayton. Foto: Adilson Júnior


Josué Clayton confirmou que o passeio era um sonho para seu querido filho. “É a primeira vez que o Clayton vai às piscinas, mas ele sempre pedia para ir, mas devido a tudo que aconteceu, a gente ficou sem como levar. Mas agora apareceu a oportunidade e a gente conseguiu levar, graças a Deus!”, celebrou o pai.


Erivan Costa disse que tinha visto as cadeiras anfíbias em Salvador e decidiu inovar em Japaratinga. “Em 2019 quando eu comprei a minha embarcação, eu comecei a observar que o turista cadeirante, ele não tinha acessibilidade a essa área das piscinas naturais por conta que a lancha é um pouco inacessível para a cadeira anfíbia e até para cadeiras de rodas, os catamarãs também por ser uma embarcação não era apropriado. Então eu já tinha feito um investimento de uma embarcação artesanal, que é a jangada artesanal, eu unir o útil ao agradável”, contou o marinheiro.

O marinheiro relatou que percebeu a necessidade de realizar o sonho daquelas pessoas que não podiam fazer o passeio por conta que não tinha acessibilidade. “Vi essa necessidade de poder fazer esse projeto por conta própria, iniciativa própria, eu tomei a decisão que eu iria fazer”, disse. Para fazer o passeio, pode entrar em contato por meio do número de telefone: (82) 98736-7527.

Jangada artesanal foi criada pelo marinheiro Erivan Costa. Foto: Assessoria

Maurício Silva com Adilson Júnior*