Eleições 2022

6º Batalhão da PM contará com 250 policiais nas eleições na Região Norte

2ª CPM/Ind usará 210 militares e ainda terá reforço da capital

Por Maurício Silva 30/09/2022 14h02 - Atualizado em 30/09/2022 15h03
6º Batalhão da PM contará com 250 policiais nas eleições na Região Norte
Tenente-coronel Santos informou que serão 250 PM's atuando no 6º BPM - Foto: Isac Silva/7Segundos

O 6º Batalhão da Polícia Militar (6º BPM), sediado em Maragogi, estará com cerca de 250 policiais atuando no domingo (2), dia 1º turno das eleições 2022. Os militares atuarão para garantir a segurança da população e do processo eleitoral nos oito municípios que compõe a área de atuação. A 2ª Companhia da Polícia Militar - Indepedente (2ª CPM/Ind) terá o efetivo de cerca de 210 PM's.

O trabalho ostensivo da Polícia Militar começa a partir do sábado (1º) para garantir a segurança das urnas eletrônicas nos colégios eleitorais das cidades que compõe a área de atuação do 6º BPM: Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Passo de Camaragibe, São Luís do Quitunde, Matriz de Camaragibe e Porto Calvo. A 2ª CPM/Ind abrange Jacuípe, Jundiá, Campestre, Novo Lino, Colônia Leopoldina, Joaquim Gomes e Flexeiras. 

O comandante do 6º BPM, tenente-coronel Santos, disse que o policiamento foi reforçado. “Nós teremos aproximadamente 250 policiais militares entre o pleito eleitoral propriamente dito e o policiamento ordinário, aquele que não pode faltar para atender as demais demandas da população até porque além do pleito nós temos uma área de bastante visita de pessoas em função das praias que nós temos e então não podemos deixar de atender a população que vai carecer da nossa atenção”, destacou.

O tenente-coronel disse que o trabalho ostensivo começa antes da realização do pleito. “O sistema de segurança da Polícia Militar, em particular na área do 6º Batalhão, ele será voltado para o pleito literalmente falando, desde o sábado, a partir do guarda urna, quando os técnicos do TRE vão distribuir as urnas e nós vamos a guarda a partir do horário que realinhado a ser definido e se estenderá ao término do pleito como um todo: após apuração e divulgação por parte dos juízes eleitorais com o resultado dos votos”, informou.

Flagrante

O comandante do 6º BPM comunicou ainda como será feito o flagrante de quem for preso cometendo irregularidade no processo eleitoral. “Quem for preso em flagrante vai ser levado para a delegacia distrital. Se for preso em flagrante em Japaratinga, ele vai para a distrital de Maragogi. O preso vai para cada cartorial responsável nos seus municípios”, esclareceu.

Lei Seca

O militar também fez esclarecimentos sobre a Lei Seca no Estado. “A Lei Seca, como já informado pelo nosso secretário de Segurança, ela vai se iniciar a partir das 4h da manhã do domingo e se estenderá até às 18h e a Polícia Militar, que terá o policiamento ostensivo ordinário e o eleitoral. O policiamento ordinário não vai deixar de existir no dia do pleito. O eleitoral fará o papel de fiscalização, advertência, orientação, e se for o caso, flagrante na insistência da abertura por parte desse comerciante na venda de bebidas alcoólicas”, finalizou Santos.

Comandante Santos disse que o 6º BPM está pronto para atuar no pleito. Foto: Isac Silva