Alagoas

Rio transborda e cheia invade ruas de Jacuípe

Essa é a quinta enchente do ano na cidade

Por Maurício Silva 08/11/2022 10h10 - Atualizado em 08/11/2022 11h11
Rio transborda e cheia invade ruas de Jacuípe
Rua Miguel Morato é uma das mais afetadas pela cheia em Jacuípe - Foto: Cortesia

As fortes chuvas que castigaram Alagoas nos últimos dias causaram estragos no município de Jacuípe, no Norte do Estado. O rio Jacuípe mais uma vez transbordou e a cheia invadiu ruas do bairro Centro na manhã desta terça-feira (8). Essa é a quinta cheia do ano que a pequena cidade sofre.

Os moradores de Jacuípe já acordaram apreensivos com o nível do rio Jacuípe subindo. Por volta das 6h30 desta terça-feira (8) as águas já tinham inundado as ruas Miguel Morato e Geraldo Pino e a avenida Senador Arnon de Mello. O trevo de acesso ao bairro Centro também foi inundado.

Avenida Senador Arnon de Melo mais uma vez foi afetada. Foto: Cortesia


De acordo com relatos de pessoas que estão na cidade, as águas chegaram a invadir residências na avenida Senador Arnon de Melo, que historicamente é parte mais afetada do pacato município.

Para ter acesso ao bairro Centro, os moradores estão pegando o acesso pelo Anel Viário inaugurado esse ano, que vai da rodovia AL 105 até o conjunto Amaro Félix da Silva. O acesso da estrada vicinal que liga Jacuípe a Água Preta-PE e Palmares-PE ficou intransitável.


Cheias

Historicamente, Jacuípe é uma das cidades alagoanas que mais sofrem com inundações. Nesse ano de 2022 a primeira ocorreu no mês de maio. Em junho, uma nova enchente castigou a cidade e no começo de julho o município sofreu uma nova cheia (considerada pior que a de 2010). No começo de agosto uma nova inundação e agora em outubro ocorreu essa nova cheia, de menor proporção.