Geral

Moradores de protestam por falta d’água em São Luís do Quitunde

População bloqueou vias urbanas em forma de protesto nesta quarta-feira

Por Maurício Silva 07/12/2022 14h02 - Atualizado em 07/12/2022 16h04
Moradores de protestam por falta d’água em São Luís do Quitunde
Vias urbanas foram bloqueadas em São Luís do Quitunde - Foto: Reprodução

Os moradores do município de São Luís do Quitunde, no Norte do Estado, estão revoltados com a falta d’água na cidade. De acordo com residentes, o problema já dura mais de uma semana e tem tirado o sono das pessoas. Na manhã desta quarta-feira (7) moradores se revoltaram e bloquearam várias vias urbanas.

A população não aguenta mais tanto tempo sem ter água em casa. Moradores se reuniram e bloquearam vias urbanas no Alto do Cristo Redentor, Mulungu, Baixa da Gaia e nas Casas Novas. As ruas foram fechadas com pedaços de madeira, galhos de árvores e atearam fogo.

Em algumas residências da cidade, há relatos que o liquido não chega nas torneiras há 11 dias. O problema é ainda pior nos imóveis onde há crianças, idosos e portadores de necessidades especiais. Muitas pessoas estão usando a água diretamente dos rios e cacimbas da cidade.

A Verde Alagoas, empresa responsável pela água e esgoto, informou que vem trabalhando para solucionar o problema. A concessionária comunicou que foram detectados problemas no sistema de captação de água bruta, como queima de motores e painel elétrico, chamado de Soft Start. Carros-pipas estão sendo disponibilizados minimizar o problema. 

A empresa enviou uma nota se manifestando sobre o problema. Confira a nota na íntegra:

Equipe da Verde Alagoas continua trabalho para reestabelecer o sistema de abastecimento de água em São Luís do Quitunde

A Verde Alagoas, empresa responsável pela água e esgoto, informa que está trabalhando para reestabelecer o abastecimento no município de São Luís do Quitunde.

Foram detectados alguns problemas no sistema de captação de água bruta, como queima dos motores e painel elétrico, chamado de Soft Start. Os reparos estão sendo realizados. A empresa informa também que foram feitas manutenções nos dois motores e a aquisição de um equipamento do novo painel, necessário para colocar o sistema em operação. Todos os esforços estão sendo realizado para que o serviço seja normalizado entre hoje e amanhã.

Pedimos compreensão da população para recebimento do caminhão pipa, disponibilizado pela empresa durante o período de reparo, para minimizar os efeitos da interrupção no abastecimento.

Em caso de dúvidas ou situações adversas, a Verde Alagoas orienta que a população entre em contato pelo site www.verdealagoas.com.br, nas redes sociais ou na central telefônica e WhatsApp 0800 941 0195.

Confira aqui um vídeo do protesto: