Meio ambiente

Projeto “Nossa Praia” tem apoio da Prefeitura de Porto de Pedras

IMA faz ações de educação ambiental e fiscalização na praia do Patacho

Por 7Segundos, com Assessoria 17/01/2023 15h03
Projeto “Nossa Praia” tem apoio da Prefeitura de Porto de Pedras
Ação ocorreu na Praia do Patacho - Foto: Assessoria

Nesta terça-feira (17), o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) realizou atividades do Projeto Nossa Praia e ações de fiscalização para a Praia do Patacho, no município de Porto de Pedras. Com o objetivo de reforçar as boas práticas ambientais que já são desenvolvidas pelo município como um dos compromissos do programa Bandeira Azul, as atividades tiveram apoio do prefeito Henrique Vilela (MDB), através das secretarias de Meio Ambiente e Turismo.

Com a participação da comunidade, a ação realizou um mutirão de limpeza, distribuição de sacolas biodegradáveis para o recolhimento de lixo para população e, para os turistas, sacolinhas de lixocar.

Ação ocorreu ocorreu na Praia do Patacho. Foto: Assessoria


Na extensão da praia, as equipes do IMA e das secretarias de Meio Ambiente e Turismo de Porto de Pedras fizeram a instalação de mais placas de sinalização alertando para as proibições existentes como o tráfego de carros, jogar lixo e preservação da área de recuperação de restinga. As placas de regulamentação da área do Bandeira Azul já existem e preveem outras regras que são seguidas por todas as praias com o selo em todo o mundo. Já na tenda de atividades, o público teve acesso a informações sobre descarte correto de resíduos, além de brindes e jogos de educação ambiental.

Nossa Praia

O Projeto é um dos maiores do Brasil, quando se trata de educação ambiental e foi iniciado em 2015. As ações percorrem todo o litoral alagoano, bem como as cidades ribeirinhas, sensibilizando a população e reforçando o compromisso com o meio ambiente.

As atividades são intensificadas durante o verão, embora aconteçam o ano todo. E contam também com a instalação de equipamentos para o recolhimento de lixo nas praias e o aplicativo Nossa Praia, disponível gratuitamente para dispositivos android e IOS.

Ação ocorreu nesta terça-feira. Foto: Assessoria