Oportunidades

Curso de Restaurante e Bar prorroga novamente as matrículas

O candidato agora tem até o dia 28 de fevereiro para realizar o procedimento presencial

Por Assessoria 09/02/2023 15h03
Curso de Restaurante e Bar prorroga novamente as matrículas
Laboratório do curso em Serviços de Restaurante e Bar - Foto: Assessoria

O curso técnico em Serviços de Restaurante e Bar, integrado ao ensino médio, prorrogou novamente as matrículas. O candidato agora tem até o dia 28 de fevereiro para realizar o procedimento presencial, no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Campus Maragogi. Desde o dia 1º de fevereiro, as aulas da turma pioneira começaram na unidade de ensino.

O edital informa que é preciso ter 18 anos até o dia da matrícula e ter concluído o ensino fundamental para se inscrever no processo seletivo de preenchimento de 40 vagas da capacitação técnica.

O documento diz ainda que não é cobrada taxa de inscrição ao candidato e que 70% das vagas em disputa são destinadas a quem cursou todo o ensino fundamental em escola pública ou equivalente. Essa reserva inclui também renda familiar por pessoa, autodeclaração étnica e existência de deficiência reconhecida.

A inscrição é feita presencialmente pelo candidato na Coordenação de Registros Acadêmicos do Campus Maragogi (Rod. AL 101 norte, Km 139, Peroba), das 8h às 16h. Conforme edital, o interessado precisa levar ao local documento oficial com foto, CPF (caso o número não conste do documento oficial com foto), frente e verso do Histórico Escolar e do Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental e outros documentos (itens 3.2 e 5). Na Coordenação, o interessado ainda vai preencher formulário com informações pessoais.

O edital mostra ainda que a seleção será realizada em etapa única e levará em conta a idade e o tempo que os inscritos concluíram o Ensino Fundamental. Um candidato com 52 anos de idade e que terminou a 8ª série do antigo 1º grau há mais de 20 anos teria 25 pontos na seleção, por exemplo (item 4.1).

O Serviço em Restaurante e Bar ocorre na modalidade de Educação de Jovens e Adultos e é gratuito. A formação funciona no horário das 18h30 às 22h, no Campus Maragogi, e possui 2.200 horas distribuídas em 6 semestres.