Meio ambiente

Três rios de Maragogi tem a qualidade da água monitorada pelo Ifal

O resultado do exame deve sair em até sete dias

Por Assessoria 10/02/2023 09h09
Três rios de Maragogi tem a qualidade da água monitorada pelo Ifal
Amostra é coletada no Rio Salgado, em Maragogi.jpg - Foto: Assessoria

A qualidade da água dos rios Salgado, Maragogi e Persinunga, que ficam localizados no município de Maragogi, no Litoral Norte do Estado, foi analisada nesta quarta-feira (8) por uma equipe do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Maragogi. O resultado do exame deve sair em até sete dias.

A coleta das amostras começou por volta das 10h, no rio Salgado, que passa entre Maragogi e a cidade de Japaratinga. Em seguida, o grupo averiguou a situação do rio Maragogi e depois a do Persinunga. O trabalho in loco foi concluído perto do meio-dia.

Projeto é parceria do Ifal com ONG SOS Mata Atlântica. Foto: Assessoria


O grupo anotou dados de 14 parâmetros, os quais atestam se os rios e os seus entornos estão em situação péssima, ruim, regular, boa ou ótima. Essa lista inclui coliformes fecais, turbidez da água, lixo flutuante ou acumulado nas margens e outros pontos.

O coordenador do projeto em Maragogi, Joabe Gomes de Melo, afirmou que o monitoramento é importante para que o poder público e a população conheçam a situação desses recursos naturais. “Ano passado, eles estavam classificados como regulares e se não forem feitas ações neles, a tendência é que piorem em qualidade”, alertou.

Equipe do projeto observando os rios. Foto: Assessoria


Segundo Joabe Gomes de Melo, o Campus Maragogi, a ONG SOS Mata Atlântica e a prefeitura da cidade estão discutindo a ampliação do número de pontos de coleta. “Hoje analisamos um ponto em cada rio e a ideia é avaliarmos quatro em cada um deles para ver por onde alguns poluentes estão entrando”, disse ao acrescentar que o grupo pretende fazer análises quantitativas de coliformes fecais e de fosfato.

Todos podem participar do projeto de preservação ambiental

O “Observando os Rios” é um projeto que reúne comunidades e as mobiliza para monitorar a qualidade da água de rios, córregos e outros corpos d'água das localidades onde elas vivem. Todos podem participar da iniciativa com grupos de monitoramento já existentes ou ajudando a criar novos em rios e mananciais de suas comunidades.

O monitoramento da água é realizado com uma metodologia desenvolvida pela SOS Mata Atlântica e que utiliza um kit de análise e indicadores de percepção para levantar o Índice de Qualidade da Água (IQA), que é um padrão internacional adotado para avaliar a condição ambiental da água doce.

Análise da água leva em conta 14 parâmetros. Foto: Assessoria