Acidentes

Ultraleve sofre pancada de vento antes da decolagem e gira no mar

Não houve feridos no sinistro

Por 7Segundos 11/02/2023 10h10 - Atualizado em 13/02/2023 12h12
Ultraleve sofre pancada de vento antes da decolagem e gira no mar
Ultraleve sendo retirado em Ponta de Mangue - Foto: Reprodução

Uma aeronave ultraleve sofreu uma pancada de vento e a calda caiu no mar da Praia de Ponta de Mangue, em Maragogi, Litoral Norte de Alagoas. O caso aconteceu na manhã desse sábado (11). Não houve feridos na ação.

De acordo  com o piloto, o avião sofreu um pancada de vento lateral, e deu um cavalo de pau, ainda na água, antes de decolar, depois afundou só a calda, e foi removido pra areia, não havia passageiro.

A exploração comercial de voo panorâmico em aeronaves experimentais é proibida por lei. No último dia 26, a Prefeitura de Maragogi publicou no Diário Oficial dos Municípios a Lei Municipal 695/2019, que trata da proibição de voos comerciais e voos duplos em ultraleves, paragliders, paramotores e similares.

De acordo com a prefeitura, as proibições estão em conformidade com resolução RBCA 103 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que se entende por voo duplo, os voos realizados em veículos que comportem duas pessoas no mesmo veículo.

A Lei Municipal 695/2019 esclarece no art. 3º "que é permitida a realização de voos 'solos', com apenas uma pessoa, devendo ser usufruído como prática esportiva e nunca comercial, não devendo ter qualquer vantagem pecuniária".