Política

Bolsonaro afirma que pretende voltar ao Brasil ainda em março

Ex-presidente também saiu em defesa das investigações dos atos de 8 de janeiro, data da invasão às sedes dos Três Poderes

Por R7 06/03/2023 15h03
Bolsonaro afirma que pretende voltar ao Brasil ainda em março
Ex-presidente Jair Bolsonaro em evento em Orlando, na Flórida - Foto: Joe Skipper/Reuters

Nos Estados Unidos desde dezembro de 2022, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) informou que deve retornar para o Brasil ainda em março, mas não deu detalhes de sua volta ao país. A declaração foi dada para a NBC, rede de televisão americana, no último sábado (4), após ele ter participado de uma conferência da direita conservadora.

"Pretendo ir ao Brasil neste mês ainda", afirmou Bolsonaro. Na entrevista, o ex-presidente saiu em defesa das investigações dos atos de 8 de janeiro, data da invasão de extremistas dos prédios dos Três Poderes, em Brasília. "Eu não era presidente e estava fora do Brasil. Nós queremos apurar o ocorrido, onde [sic] o atual presidente não quer apurar. Estamos lutando por investigações", completou.

De acordo com Bolsonaro, "o nosso pessoal" — em referência aos seus apoiadores — jamais faria parte das manifestações. "Cada vez mais, nós temos certeza de que foram pessoas de esquerda que programaram aquilo tudo". O ex-presidente acrescentou que, ao longo de seu mandato, os atos da direita foram todos "pacíficos".

Bolsonaro viajou para os Estados Unidos com sua esposa, Michelle, e a filha, Laura, de 12 anos, um dia antes de terminar o mandato, em 30 de dezembro. Ele optou por sair do país e não participar da cerimônia de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que ocorreu em 1º de janeiro.

Navios iranianos

Antes da entrevista, Bolsonaro participou da Conferência de Ação Política Conservadora (Cpac, na sigla em inglês), em National Harbor, Maryland, próximo a Washington, capital dos Estados Unidos. No evento, o ex-presidente afirmou que, se estivesse no comando do Brasil, "não teria esse problema", em relação aos navios de guerra iranianos atracados no porto do Rio de Janeiro. "Somos um país de paz", disse Bolsonaro.

Anteriormente, o ex-presidente falava sobre a Amazônia e convidou a plateia do maior evento conservador dos EUA a conhecer a região. "Vão conhecer como ela é, não como a imprensa pinta", ressaltou.