Política

Câmara de Maragogi aprova Audiência Pública para ouvir demandas da zona rural

Proposta é do vereador Major Paulo Nunes

Por Maurício Silva 24/03/2023 10h10 - Atualizado em 24/03/2023 10h10
Câmara de Maragogi aprova Audiência Pública para ouvir demandas da zona rural
Vários requerimentos foram aprovados na Câmara de Maragogi - Foto: Isac Silva/7Segundos

A Câmara de Maragogi, aprovou, por unanimidade, a proposta do vereador Major Paulo Nunes (Progressistas – PP), para a realização de uma Audiência Pública para ouvir as demandas dos moradores da zona rural do município do Litoral Norte de Alagoas. Na sessão da noite desta quinta-feira (23) os parlamentares também votaram outros requerimentos e voltaram a criticar a falta d’água no território maragogiense.

Durante a sessão ordinária os vereadores voltaram a tocar no tema da falta d’água. Os parlamentares criticaram a atuação da Verde Alagoas e da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). O presidente da Câmara Municipal, Eliseo Marcos Ibanez Silva ‘Pipo’ (PSDB) destacou a audiência que houve na terça-feira (21) na sede do Ministério Público. No dia 18 de abril haverá uma nova audiência sobre o tema. Pipo destacou que a Casa Legislativa vai seguir cobrando melhorias no abastecimento e qualidade da água.

Paulo Nunes, Pipo e Júnior do Jozemir durante a sessão. Foto: Isac Silva


O presidente destacou a aprovação da Audiência Pública na zona rural. “Vamos fazer uma audiência pública muito importante foi a pedido do vereador Paulo Nunes, muito assertivo como sempre, uma audiência pública na zona rural para tratar sobre as demandas de todos os produtores rurais e nós estaremos fazendo isso e eu creio que em maio, que a gente já tem uma programação extensa em abril. Porém, vai ser muito pertinente, foi muito boa essa proposta do vereador Paulo, que foi atendida por todos os vereadores e aprovado por unanimidade”, frisou.

O líder do governo na Câmara de Vereadores, Paulo Nunes, ressaltou as questões que serão debatidas na oportunidade. “A gente quer ouvir a questão da assistência técnica, a gente quer ouvir a questão das estradas, é bom que eles digam. Quando eles falam tem mais legitimidade, tem mais verdade, as carências, assistência técnica de qualidade, a questão do zoneamento agrícola, a questão do comércio, do abastecimento, a questão das estradas, a questão das políticas públicas voltadas para a área rural”, citou.

Paulo Nunes salientou que a audiência é fundamental. “Esse debate vai ser importantíssimo! Possivelmente será num assentamento central, onde todos possam ir, inclusive com transporte garantido para que a gente tenha um debate e ali saia talvez até a Carta do Campo, de reinvindicações do campo assinadas por todas as lideranças. Eu acho que é um passo importante que a câmara está dando de abrir esse debate, de se aproximar das lideranças da zona rural e da zona urbana. É um projeto importante e eu tenho participado disso com muito prazer, com muito orgulho”, enfatizou.

O vereador Agenilson dos Santos Silva ‘Fio’ (MDB) destacou que a audiência fortalece a democracia. “As audiências públicas são fundamentais para a democracia e você proporciona oportunidade para o público comparecer, debater, dizer as dificuldades das suas localidades e assim a gente conseguir melhoras perante o Executivo, a Promotoria de Justiça para trazer as soluções para essas audiências”, disse.

Vereadores também fizeram críticas à Verde Alagoas e Casal. Foto: Isac Silva

Com apuração de Isac Silva*