Geral

Mutirão retira mais de 140 kg de resíduos sólidos da praia de Japaratinga

Dados da ação serão integrados em painel do Ministério do Meio Ambiente (MMA)

Por 7Segundos, com Assessoria 30/03/2023 15h03
Mutirão retira mais de 140 kg de resíduos sólidos da praia de Japaratinga
Voluntários fizeram a ação na Praia de Japaratinga - Foto: Assessoria

Junto com a comunidade local, a concessionária Verde Alagoas coletou mais de 142 quilos de resíduos, que foram descartados de maneira incorreta, durante o mutirão de limpeza na Praia de Japaratinga, no Centro da cidade. A primeira atividade do projeto “Verde em Ação”, no último sábado (25), contou com a participação de 60 voluntários e teve o apoio da Prefeitura Municipal, Organização das Nações Unidas (ONU) e o Governo do Estado.

De acordo com a Triagen, empresa responsável pela coleta dos recicláveis e não recicláveis, foram recolhidos 88 kg de plásticos flexíveis, 4,5 kg de garrafas do tipo PET, 16 kg de plásticos rígidos, 6 kg de papel, 2 kg de metal ferroso, 8 kg de vidro, 2,6 kg de madeira, 6 kg de orgânico, além de 0,4 kg de alumínio e 0,3 kg de descartáveis de uso higiênico. A areia também foi contabilizada na medição, resultando em 9 kg de coleta.

Diversos tipos de lixo foram recolhidos. Foto: Assessoria


A reciclagem e/ou reaproveitamento será o destino final dos resíduos. Os dados obtidos na ação serão catalogados pela Verde Alagoas no Formulário Nacional de Mutirão de Limpeza, para integrar o Painel de Resultados, disponível no site do Ministério do Meio Ambiente.

"Isso aqui é preservação ambiental, é o nosso futuro e estamos investindo nisso. Nós temos esse compromisso nos 27 municípios atendidos pela Verde. Na ação, nossa equipe estava engajada para coleta dos resíduos na praia. Agradeço também a parceria da Prefeitura, que organizou essa ação junto com a empresa”, disse Alexandre Lopes, Diretor Presidente da Verde Alagoas.

A dinâmica dividiu os voluntários em duplas com a distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como luvas pigmentadas, que protegem contra cortes e acidentes, sacos de lixos reforçados e camisetas do projeto para identificação de todos os participantes. Na ação, os grupos foram orientados para coleta nos dois lados da praia do Centro, com intuito de chegar nas áreas mais afetadas pelos resíduos, como a região do Mangue.

"Foi uma ação fundamental para discutir o compromisso ambiental com o nosso município. A prefeitura faz uma limpeza diária na região, todas as manhãs, para proteger o mar, só que ainda sobra uma grande quantidade de pequenos resíduos que conseguimos retirar com a ajuda dos voluntários”, acrescenta Paulo Sérgio, Secretário de Meio Ambiente, de Japaratinga.

A Praia de Japaratinga foi escolhida pelo “Verde em Ação” por sua proximidade com as comunidades locais, além de ser um atrativo para os turistas na alta temporada. Essa atividade foi dedicada a mobilização da sociedade sobre a importância do combate ao lixo no mar e da gestão adequada dos resíduos sólidos, em alusão ao Dia Mundial da Água, que amplia a discussão sobre esse tema.

Ação foi muito positiva na cidade litorânea. Foto: Assessoria