Brasil

MST invade terra em Pernambuco em ação do 'Abril Vermelho'

O movimento alega que as terras pertencem ao governo estadual e que foram griladas e não cumprem a função social

Por R7 04/04/2023 11h11
MST invade terra em Pernambuco em ação do 'Abril Vermelho'
MST em outra ação ocorreu em Hidrolândia - Foto: Divulgação

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) invadiu, nesta segunda-feira (3), 800 hectares de terras de três engenhos no município de Timbaúba (PE). A ação faz parte da chamada "jornada do Abril Vermelho".

Segundo o MST, a região é composta por engenhos improdutivos "que não cumprem a função social, que é produzir alimentos para a sociedade". O movimento alega ainda que as terras pertencem ao governo estadual e que foram griladas. "Os engenhos ocupados pelos Sem Terra também são terras devolutas (públicas), pertencentes ao governo de Pernambuco, que foram griladas pela usina", afirma o MST em nota.

Cerca de 250 invasores participaram da ação que, segundo o MST, é a primeira em abril de uma série de invasões durante o mês. O movimento alega que as invasões serão "em defesa da reforma agrária". "Nós do MST defendemos à democratização da terra como forma de combater à fome no Brasil", completa o movimento.

Invasões do MST avançam no Brasil

As invasões do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em terras produtivas avançam no país. Só na primeira semana de março, ao menos cinco outras ações do movimento foram registradas na Bahia.

Houve registro de derrubada de árvores em uma das localidades. A justificativa dada pelo MST é o descumprimento, por parte da empresa, de um acordo firmado em 2011 para o assentamento de famílias.