Saúde

Maragogi inicia campanha de vacinação contra gripe

Imunização é feita nos postos de saúde e por equipes volantes

Por Maurício Silva 10/04/2023 15h03 - Atualizado em 10/04/2023 15h03
Maragogi inicia campanha de vacinação contra gripe
Vacina contra a influenza já está sendo aplicada em Maragogi - Foto: Isac Silva / 7Segundos

O turístico município de Maragogi, no Litoral Norte de Alagoas, iniciou nesta segunda-feira (10) a campanha nacional contra a gripe. Segundo o Ministério da Saúde, a meta é vacinar, até 31 de maio, pelo menos 90% do público prioritário para a imunização no Brasil. O imunizante na cidade litorânea pode ser aplicado nos postos de saúde e por equipes volantes.

Entre os alvos da campanha estão pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a cinco anos de idade, trabalhadores da saúde, professores, gestantes e puérperas. Também fazem parte do público prioritário povos indígenas, ribeirinhos, quilombolas, profissionais das forças de segurança e salvamento, militares, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, profissionais do sistema penitenciário, pessoas privadas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Maragogi, Bárbara Farias, contou qual o diferencial desse ano da campanha em âmbito nacional. “O diferencial dessa campanha esse ano é que nós estamos trabalhando sem etapa. O que a gente quer dizer com isso? Antes a gente trabalhava assim: começa dia 10 e vou começar com crianças e dia 15 outro grupo, dia 30 outro. Mas esse ano o Ministério da Saúde resolveu mudar e abrir para todos os grupos prioritários a partir de hoje, dia 10”, disse.

A enfermeira Bárbara Farias ressaltou que a vacinação está sendo feita nos postos de saúde e também outro tipo de estratégia. “Procurar em todas as unidades de saúde do município. Nós estamos abastecidos e só estamos aguardando a população chegar. O diferencial da nossa campanha aqui em Maragogi é que trabalhamos com equipes volantes. Vacinando porta a porta fazendo a influenza nas zonas urbana e rural, independentemente de ter a vacina nos postos”, frisou a coordenadora do PNI. 

Coordenadora ressalta que o turista que visita Maragogi também pode se vacinar. Foto: Isac Silva

Com apuração de Isac Silva*